• Home
  • Emprego
  • “Mulheres em Rede” irá qualificar mil mulheres em Cuiabá e VG

“Mulheres em Rede” irá qualificar mil mulheres em Cuiabá e VG

Programa é realizado pela Setas em parceria com a AL e Sala da Mulher

Uma ação voltada ao empoderamento feminino. É dessa forma que é descrito o projeto “Mulheres em Rede” lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) nesta quarta-feira (27.04). Destinado à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto pretende possibilitar independência financeira a mil pessoas somente neste ano.

Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa e com a Sala da Mulher, o “Mulheres em Rede” é uma modelagem do “Emprega Rede” – programa da Setas responsável por realizar a inclusão sócio produtiva de pessoas vulneráveis em Mato Grosso. No primeiro momento, será aplicado como projeto piloto em Cuiabá e Várzea Grande e, posteriormente, deverá ser expandido para todo Estado.

O titular da Setas, Valdiney de Arruda, explica que o projeto foi modelado para atender as mulheres, público que segundo ele, ainda hoje possui maior dificuldade de inclusão social em comparação aos homens. “Elas tem esse déficit de acesso ao mercado de trabalho, ganham menos. E muitas delas são chefes de família. Por isso, a importância desse programa, pelo empoderamento”, disse.

Perfil

O público integrante será escolhido por meio de uma análise de perfil, que se baseia em mulheres que possuem renda de até três salários mínimos, vítimas de violência e com espírito empreendedor. Uma vez eleitas, as mil participantes do programa serão encaminhadas para qualificação profissional, com aproximadamente 200 horas aula.

A intenção é de que as aulas sejam iniciadas ainda em agosto e finalizadas até o fim do ano. Uma vez qualificadas, estas mulheres poderão ainda receber o crédito social, para que possam fortalecer seus negócios. “A roupagem desse programa nos mostra que serão mil mulheres que realmente sairão da situação de vulnerabilidade social”, ressaltou o governador do Estado em exercício, Guilherme Maluf.

 

Mulheres em Rede 2A  presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Maria Thereza Maluf, afirmou que espera que o programa possa efetivamente ajudar as mulheres mato-grossenses e agradeceu o apoio do Estado na parceria para realização do Mulheres em Rede. “Fico feliz de poder participar de uma ação como essa que realmente irá beneficiar quem precisa”, considerou.

Investimento

No programa deverão ser investidos R$1,2 milhão, sendo que destes, R$ 1 milhão é proveniente de recurso devolvido pela Assembleia Legislativa ao Governo. O Executivo complementará o investimento. “Acredito que projetos como esse são as melhores formas de empregar o dinheiro público”, disse Paulo Taques, secretário da Casa Civil.

Representadas

A presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas de Mato Grosso, Wilza Sodré Faria, comemorou o projeto que para ela, representará um avanço social para cerca das 99 mil empregadas domésticas registradas hoje em Mato Grosso.

“Essa capacitação é excelente porque fornece uma alternativa para essas mulheres em muitos sentidos. As mulheres que trabalham nessa profissão, muitas vezes, sofrem violência doméstica. Com essa ajuda, elas não somente vão poder ter um complemento de renda, mas também com um maior conhecimento vão ter um amparo emocional”, ressaltou.

por Priscilla Vilela | Setas-MT

Imagens: GCom – MT