MT Escola de Teatro realiza mais uma etapa do processo seletivo para preenchimento de vagas
Durante todo o fim de semana, representantes da classe artística de Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Cine Teatro Cuiabá e Associação dos Artistas Amigos da Praça – Adaap (SP) estiveram reunidos para compor a banca de avaliação dos candidatos selecionados para as Entrevistas Presenciais, do Processo Seletivo da MT Escola de Teatro.
Cerca de 650 pessoas foram convocadas a comparecerem ao Cine Teatro Cuiabá, no sábado (21) e domingo (22), onde foi avaliada a disponibilidade e o interesse para as propostas artísticas e pedagógicas da Escola, as quais ocorrerão de acordo com os locais, horários e datas específicos para cada curso.
O sistema pedagógico a ser utilizado nas aulas será aquele desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina. A criação da MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), sendo parte integrante das ações do Cine Teatro, gerido de forma compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze.
“Estamos muito entusiasmados com este momento singular que estamos vivendo na cultura mato-grossense. Mais um sonho está se materializando”, comentou o Secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, durante o primeiro dia de avaliações.
A MT Escola de Teatro oferece sete cursos regulares, gratuitamente. São eles: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural – voltados para a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.
De acordo com Rodolfo García Vazquez, fundador da SP Escola de Teatro e coordenador do Processo Seletivo da MT Escola de Teatro, apesar dos cursos serem livres, eles tem uma estrutura que pretende fomentar o teatro profissional no estado.
“Essa é uma parceria muito importante com a Secretaria de Cultura de Mato Grosso. É um marco, pois agora o estado começa a ter um ensino mais sistemático das artes cênicas. Cuiabá já tem uma vida noturna cultural muito forte e o teatro pode ser um parceiro ímpar para promover ainda mais essa vida cultural”, diz.
Colocar no mercado pessoas que possam fazer crescer a cultura regional é, para o ator André D’Lucca – participante da banca examinadora da MT Escola de Teatro, a realização de um sonho.
“Eu fiquei muito emocionado ao chegar no Cine Teatro, às 8h30, e ver a fila de alunos aguardando. Isso é algo que sonhamos há muito tempo. Quando vejo que estamos formando uma nova geração de atores e dando a oportunidade de eles terem acesso a um ensino de qualidade, com os melhores profissionais do mercado e professores de fora, é muito gratificante”, ressalta André.
Para o produtor cultural, Luiz Marchetti, a participação da classe artística do estado no projeto é muito importante, uma vez que os mesmos acompanham a prática e as pesquisas dos jovens em torno das artes cênicas. “A população está consciente da importância da MT Escola de Teatro. É formidável a participação dos atores mato-grossenses nesse processo. Independente das gestões futuras, esse projeto deve permanecer. “, comenta.
Os candidatos classificados nas Entrevistas Presenciais terão seus nomes divulgados no dia 26 de janeiro. O edital será publicado no site da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso (SEC).
Estes, serão conduzidos para as duas etapas finais do Processo Seletivo. A primeira, Seminário de Apresentação, acontece no dia 04 de fevereiro. Já a segunda, Ateliês de Criação Teatral, nos dias 11 e 12 de fevereiro.
No total, são 50 vagas para os cursos e as aulas, com previsão de início no dia 04 de março, serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.[quote][/quote]
Por Patrícia Sampaio
Equipe YOD Comunicação Integrada