MT apresenta potencial turístico e cultura regional na Rio 2016
O estado foi convidado para participar de espaços de promoção cultural e turística e terá dois dias exclusivos para mostrar seus principais atrativos
Para dar visibilidade aos estados brasileiros, revelando suas principais características do turismo, da cultura e economia regional, Mato Grosso foi um dos estados convidados a mostrar seu potencial dentro do espaço destinado à cobertura jornalística das Olimpíadas 2016 – o Rio Media Center (RMC), que reunirá durante o evento aproximadamente 8 mil profissionais de comunicação de todo o mundo. Nos espaços ‘Rio Media Center’ e ‘Casa Brasil’, Mato Grosso apresentará em material promocional os destinos turísticos e apresentará a diversidade regional por meio de intervenções culturais e gastronômicas.
A organização do RMC promoveu uma grande ‘vitrine’ para que as federações tenham a oportunidade de se promover e se projetar nacional e internacionalmente. “Será uma excelente oportunidade para o estado tornar visível aos olhos do mundo inteiro todo o seu potencial turístico, cultural e econômico. Estaremos divulgando nossas principais belezas naturais, atingindo o maior número de pessoas e, com isso, aumentando as possibilidades de atrair turistas e novos negócios”, comenta o secretário adjunto de Turismo Luis Carlos Nigro.
Espaços ‘vitrine’
Com o mote ‘Dois estados, um só destino: Pantanal’, Mato Grosso se une ao vizinho Mato Grosso do Sul para numa ação conjunta, mostrarem ao público as principais características turísticas, culinárias e culturais. Para o público que estará circulando pelo ‘Casa Brasil’ no dia 12 de agosto haverá exposição de fotografias, vídeo-aula sobre a gastronomia pantaneira, apresentações musicais do grupo mato-grossense de siriri, Flor Ribeirinha e do violeiro sul-mato-grossense, Marcelo Loureiro. “Neste espaço teremos ainda um grupo de técnicos da secretaria Adjunta de Turismo atendendo os visitantes com material de divulgação dos estados e sorteios de brindes. Outro destaque será a presença de dois representantes dos índios Parecis que demonstrarão seus costumes e peculiaridades”, explica Simone Lara, coordenadora de marketing da secretaria adjunta de Turismo do Governo.
A ‘Casa Brasil’, instalada no píer Mauá, será de livre acesso para o público em geral e contará com shows, apresentações culturais e artísticas, transmissão dos jogos, exposições, seminários e outras atividades de promoção do Brasil. Tem previsão de visitação de cerca de 100 mil pessoas por dia.
Media Center
Já no ‘Rio Media Center’ que será destinado aos veículos de imprensa de todo o mundo, Mato Grosso levará no dia 13 de agosto um show de cultura com o grupo Flor Ribeirinha, que mostrará a diversidade regional por meio do siriri e cururu, manifestações típicas da terra. Uma aula-demonstração levará aos presentes a arte de confeccionar uma viola de cocho com o mestre Alcides, instrumento típico e símbolo mato-grossense que embala as toadas das rodas de danças. A diversidade da culinária típica do Pantanal será apresentada em um coquetel com comidas da gastronomia dos dois estados.
O ‘Rio Media Center’ é um espaço destinado aos jornalistas credenciados de todo o mundo, com expectativa de receber cerca de oito mil profissionais durante o período olímpico. A participação de Mato Grosso será no período de 11 a 15 de agosto, entre 8h e 20h, e terá disponível um posto de atendimento aos jornalistas com entrega de material promocional e degustações.
Por Raquel Teixeira/Renata Menezes | Sedec-MT