• Home
  • Mundo
  • Motorista joga van sobre multidão em Barcelona; polícia confirma 13 mortos e 50 feridos

Motorista joga van sobre multidão em Barcelona; polícia confirma 13 mortos e 50 feridos

Um automóvel van foi lançado por um motorista contra uma multidão de pedestres na avenida Las Ramblas, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade de Barcelona, na Espanha, na tarde desta quinta-feira, no horário local.

A polícia da Catalunha afirma que há, no momento, ao menos 1 morto e 32 feridos, sendo dez deles com gravidade. As autoridades tratam o incidente como um “atentado terrorista”.

Testemunhas afirmaram que o motorista estava deliberadamente dirigindo a van em direção às pessoas no calçadão de 1,2 km.

Vários veículos de comunicação espanhóis afirmaram que um ou dois homens armados se entrincheiraram em um bar na área onde o episódio aconteceu, mas não se sabe ainda se eles estão relacionados a van. O diário El País publicou mais cedo que o motorista do veículo fugiu a pé do local. A emissora estatal espanhola, RTVE, afirmou que a van usada no ataque é alugada.

Steven Turner, que trabalha na região, afirmou ter visto três a quatro pessoas caídas no chão.

“Há muitas ambulâncias e policiais armados com rifles por aqui agora”, relatou Turner.

Serviços de emergência estão mobilizados para atender a ocorrência e orientaram moradores e turistas para que fiquem longe da área ao redor da Praça da Catalunha. O som de sirenes de ambulância podem ser ouvidos mesmo a quilômetros de distância.

Pessoas estão usando lojas e cafés para se proteger. A agência Reuters afirmou que autoridades pediram o fechamento de estações de trem e metrô.

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, tuitou que a prioridade inicial é tratar os feridos.

Mapa onde aconteceu o incidente

Marc Esparcia, estudante de 20 anos que vive na cidade e estava próximo ao local, afirmou à BBC: “Houve um barulho forte e todo mundo correu para se proteger. Havia muitas pessoas, muitas famílias, esse é um dos locais mais visitados de Barcelona”.

“Acho que muitas pessoas foram atingidas. Foi horrível, houve pânico. Terrível”, afirmou o estudante, que está abrigado em uma loja Starbucks nas redondezas.

Detalhes sobre o incidente ainda não estão claros, mas veículos têm sido usados para atropelar multidões em uma série de episódios violentos na Europa desde julho de 2016.

O americano Tom Markwell, que havia acabado de descer do táxi em Las Ramblas, disse ter ouvido a multidão gritar “como se tivesse visto uma estrela de cinema”.

“Eu vi a van, já com o capô batido. Ela estava ziguezagueando, tentando atingir as pessoas o mais rápido que conseguisse. Havia pessoas no chão.”

Polícia acode ferido em Barcelona
Polícia acode ferido em Barcelona; testemunha diz ter visto van ‘ziguezagueando’ em direção às pessoas – Direito de imagem EPA
Da BBc Brasil

Atualização das 15.30 Hs (horário de Brasília)

RESUMO

  • Van atropelou pessoas nas Ramblas, região turística do centro da cidade
  • Há 13 mortos e 50 feridos; não há relato de brasileiros entre vítimas
  • Polícia confirmou um suspeito preso

ACOMPANHE

O jornal “La Vanguardia” também diz que um dos autores do ataque foi morto em uma troca de tiros com a polícia, em Sant Just Desvern, localidade ao lado de Barcelona.

A TV3 afirma que um suspeito foi morto em uma troca de tiros com a polícia. Ainda não há confirmação.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

“São uns assassinos, simplesmente uns criminosos que não vão aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. Las Ramblas voltarão a ser de todos”, disse a Casa Real no Twitter.

Testemunhas no local relatam, no Twitter, que há tiroteios.

A rede TVE, que está ao vivo no local do ataque, acaba de mostrar uma nova correria de pedestres e policiais correndo também. Não está claro o motivo do pânico.

“Barcelona, cidade de paz. O terror não conseguirá que deixemos de ser quem somos: cidade aberta ao mundo e solidária”, disse a a prefeita de Barcelona, Ada Colau, no Twitter.

O governo de Barcelona informou que há 13 mortos e 50 feridos no ataque em Barcelona.

Do G1

Leia Também: