Moda da comida japonesa aumentou casos de doença causada por parasita: veja estudo
- 29 de maio de 2017 - 18:43
Nos últimos anos, a comida japonesa passou a ganhar cada vez mais adeptos, garantindo espaço relevante principalmente no cardápio de quem deseja adotar uma alimentação mais leve, saudável e magra.
O aumento no consumo do sushi, uma das opções mais populares da culinária oriental, tem sido relacionado, no entanto, a um número maior de casos de infecções causadas por parasitas, segundo revelou um recente estudo português divulgado pelo no British Medical Journal.
Sushi pode causar doença por parasita
A descoberta veio após a internação de um paciente de 32 anos que, no hospital, apresentava febres, vômitos e dores abdominais. O homem contou que os sintomas já duravam mais de uma semana e que, recentemente, havia ingerido sushi.
Uma endoscopia mostrou que, no estômago do homem, podia ser observada a presença de larvas de uma parasita do gênero Anisakiasis que, em humanos, provoca anisaquíase, uma doença causada pela ingestão de peixes e frutos do mar crus ou malcozidos que contenham as larvas.
Para tratar a condição, o paciente deve passar por uma cirurgia ou mesmo endoscopia para a retirada da parasita do estômago. A anisaquíase é, obviamente, mais comum no Japão, mas, segundo os condutores da pesquisa, os casos têm aumentado nos países ocidentais, justamente por causa da popularização da cozinha oriental em todo o mundo.
Por Bolsa de Mulher