Ministério Público Estadual pede condenação do Ex-Governador Silval Barbosa
Ex-governador é acusado de chefiar grupo criminoso que recebeu propina e fraudou licitações durante sua gestão
Ana Cristina Bardusco promotora do Ministério Público Estadual (MPE), pediu a condenação do ex-governador Silval Barbosa (PDMB).
O MPE pede a condenação de Silval por crimes de formação de organização criminosa, concussão, ocultação de bens, crimes de formação de organização criminosa, concussão e lavagem de dinheiro na ação penal da “Operação Sodoma I e II”.
Diante das penas previstas nas leis citadas no requerimento, a somatória, supera 75 anos de prisão, desconsiderando as agravantes e atenuantes da pena.
São acusados dos mesmos crimes outra seis pessoas ligadas ao ex-governador: Pedro Jamil Nadaf, ex-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) e ex-chefe da Casa Civil, Marcel Souza de Cursi, ex-secretário de Fazenda, Rodrigo da Cunha Barbosa, filho do ex-governador, José de Jesus Nunes Cordeiro, ex-secretário-adjunto de Administração, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, procurador aposentado, e Sílvio Cezar Corrêa Araújo, ex-chefe de gabinete de Silval.
A operação teve início com a investigação da concessão de incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) mediante o pagamento de propina a membros do governo de Silval.
A Sodoma, em suas cinco fases, investiga crimes durante a gestão de Silval à frente do governo de Mato Grosso. Ele é réu em todas elas e é apontado como líder da organização criminosa. Os processos contra o ex-governador são julgados na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, sob responsabilidade de juíza Selma Rosane Arruda, em primeira instância.
Por Fernanda Moraes – da redação