Menina de 11 anos é resgatada após ficar três dias à deriva no mar
Uma menina de 11 anos sobreviveu por três dias à deriva no mar, munida apenas de um colete salva-vidas e duas bóias improvisadas, após o barco de migrantes em que viajava naufragar próximo à ilha de Lampedusa, no Mediterrâneo, na Itália.
O resgate aconteceu de forma inesperada pelo veleiro Trotamar III, da ONG Compass Collective, que realizava outra operação na região. Segundo informações, acredita-se que a menina seja a única sobrevivente do naufrágio que transportava 45 migrantes.
“Foi uma coincidência incrível termos ouvido a voz da criança apesar de o motor estar funcionando”, declarou Matthias Wiedenlübbert, capitão do Trotamar III, em um comunicado da Compass Collective.
De acordo com a nota divulgada e citada pela agência de notícias Reuters, a tripulação do veleiro escutou os pedidos de socorro da menina por volta das 3h20, iniciando imediatamente a operação de resgate.
A criança estava sem acesso a água potável ou alimentos e, embora apresentasse sinais de hipotermia, encontrava-se consciente e responsiva.
O barco havia partido de Sfax, na Tunísia, e afundado durante uma tempestade. Natural da Serra Leoa, a menina contou que, dois dias antes, conseguiu manter contato com outras duas pessoas na água, mas não as avistava desde então.
Dados da Fondazione ISMU ETS apontam que mais de 30 mil migrantes morreram tentando atravessar o Mediterrâneo entre 2014 e 2023. Ainda segundo a fundação, o número de menores mortos ou desaparecidos em naufrágios pode ultrapassar 6.000 no mesmo período.
Da Redação | Com informações do Notícias ao Minuto