Meio Ambiente e Ação Verde plantaram mais de 3 mil mudas em Várzea Grande
A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Ação Verde, já distribuiu e replantou mais de 3 mil mudas de árvores nativas na cidade, boa parte delas entregues em eventos promovidos pela Secretaria, como ações realizadas no Parque Ecológico Tanque do Fancho, nos mutirões de cidadania, ‘Prati-Cidade’ e Rural e em ações pontuais de revitalização como as realizadas nas avenidas 31 Março, Artur Bernardes e nos bairros do grande Parque do Lago que estão sendo contemplados pelas obras de pavimentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como o Altos do Boa Vista e o Parque São João.
Como explica a secretária da Pasta, Helen Farias Ferreira, a distribuição de mudas é uma forma dinâmica de promover a educação ambiental e arborizar o Município. “Temos uma necessidade urgente de recuperar as áreas verdes. Além disso, onde existem árvores, o microclima da região melhora. Por isso o trabalho em parceria com entidades e a população no melhoramento do clima da cidade tem sido muito importante para Várzea Grande. Uma ação que parece simples, como o ato de plantar uma árvore, vai beneficiar gerações futuras e acaba realizando na prática a educação ambiental”.
No caso dos bairros atendidos pelo PAC, a secretária explica que a arborização é um complemento à ação iniciada pelos moradores. “Assim que o asfalto chegou os moradores começaram a fazer calçadas, pintar fachadas, construir muros e fazer reformas. Faltavam as árvores para completar o novo cenário dos bairros e a secretaria de Meio Ambiente iniciou o projeto de arborização das regiões contempladas por obras”.
A secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Ação Verde estão distribuindo espécies nativas do Cerrado, levando em conta o local disponível onde a pessoa deseja plantar na área urbana ou rural. A maioria das mudas são ipês, inclusive de jardins, mogno e nim, mas há mudas de árvores frutíferas como jabuticaba, amora, maracujá, ingá, pitomba e tamarino.
O Instituto Ação Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que busca promover o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva primária de Mato Grosso, atuando no fomento, implementação e certificação de ações do setor produtivo.
“O Instituto Ação Verde vem promovendo a recuperação e a preservação de áreas degradadas nas margens dos rios mato-grossenses, contribuindo para o fortalecimento do processo de educação ambiental e a sua consolidação, enquanto política de Estado. Mas as ações cresceram e passamos a formalizar parcerias como essa com a prefeitura de Várzea Grande, bem como com diversas entidades e eventos, especialmente, por meio da distribuição de mudas que o Instituto fornece”, explica o presidente Vicente Falcão.
Texto Marianna Perez Secom VG
Imagem Secom VG