Mauro Mendes enfatiza parceria com prefeitos e volume inédito de recursos para municípios
“Eficiência e resultado devem guiar os investimentos”, afirma governador sobre repasses aos municípios
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o Estado nunca transferiu tantos recursos voluntários para os municípios quanto nos últimos anos, reforçando a importância de investimentos diretos em obras e serviços voltados à população.
A declaração foi feita nesta terça-feira (18), durante a abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no Cenarium Rural, em Cuiabá.
Segundo Mendes, apenas em 2023, o Governo do Estado repassou R$ 1,59 bilhão voluntariamente às prefeituras, além dos repasses obrigatórios que, segundo ele, são pagos em dia. “Temos feito uma gestão parceira dos municípios. Firmamos milhares de convênios para infraestrutura urbana, praças, escolas e demais obras que impactam diretamente a população”, destacou o governador.
Eficiência e foco na gestão pública
Mendes também defendeu que os prefeitos adotem medidas assertivas desde o início da gestão, garantindo resultados concretos para a população. “É uma honra ser prefeito, assim como é para mim ser governador. Todos os dias, reflito sobre como gastar melhor os recursos, como tornar a administração mais eficiente. Espero que cada gestor municipal também faça essa análise e busque aprimorar a gestão para entregar mais resultados à população que o elegeu”, afirmou.
Compensação de perdas do Fethab
O governador anunciou ainda que, até o fim deste mês, os municípios receberão compensações financeiras referentes às perdas decorrentes das novas regras do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Nesta semana, vamos regulamentar o decreto que compensará todos os municípios afetados. Além disso, ainda neste mês, faremos os repasses das parcelas de janeiro, fevereiro e março”, informou Mendes.
Participação de lideranças políticas
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ex-presidente da República, Michel Temer; o vice-governador Otaviano Pivetta; o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca; o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo; o presidente da AMM, Leo Bortolin; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, além de conselheiros, deputados, prefeitos e outras lideranças estaduais.
( Com Lucas Rodrigues | Secom )