Mauro Mendes busca atrair investimentos de gigante agrícola dos Emirados para Mato Grosso
Empresa Al Dahra manifesta interesse em investir em propriedades agrícolas de grande escala em Mato Grosso
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, está articulando a atração de investimentos da Al Dahra, uma das maiores empresas do setor agrícola dos Emirados Árabes Unidos, para o estado.
Nesta terça-feira (5), em Abu Dhabi, Mendes se reuniu com o chefe de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Al Dahra, Ahmed Saeed Al Suwaidi, e outros executivos da companhia. Durante o encontro, o governador apresentou as potencialidades de Mato Grosso na produção de alimentos, destacando que o estado é líder no Brasil.
“Nós respondemos por 30% da produção do agronegócio brasileiro. E, além de sermos um grande produtor, temos capacidade para dobrar essa produção, se for necessário, sem precisar derrubar uma única árvore”, afirmou Mendes.
Ahmed Saeed Al Suwaidi ressaltou que a Al Dahra mantém operações em diversos países, como Sérvia, Romênia, Índia e Marrocos, além do Brasil, e manifestou interesse em expandir as atividades da empresa em terras agricultáveis brasileiras.
De acordo com o executivo, as informações compartilhadas pelo governador indicam que Mato Grosso pode se tornar um destino relevante para os investimentos da companhia. “Queremos ter atividade no Brasil, hoje é um foco para nós. Trabalhamos com fazendas de no mínimo 10 mil hectares, expandindo para 50 mil, até 100 mil hectares, com plantação em duas safras”, afirmou.
Ahmed solicitou ao governador informações técnicas adicionais sobre os trâmites necessários para investimentos que se alinhem aos objetivos da empresa. Em resposta, Mendes garantiu que disponibilizará as equipes técnicas do governo para orientar a companhia, com o objetivo de atrair mais investimentos que beneficiem o estado.
“Vamos manter contato para que possamos encontrar boas oportunidades, pois é do nosso interesse estreitar as relações com os Emirados. Daremos todas as orientações para que a companhia consiga investir em Mato Grosso”, concluiu o governador.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, também participou da reunião.
Com Lucas Rodrigues/SECOM-MT