Mais importante que seu peso é a proporção entre cintura e quadril: saiba medir
O Índice de Massa Corporal (IMC) é certamente uma das formas mais simples para determinar se uma pessoa está acima do peso. Mas apesar de ter um cálculo bastante prático, a medida não é considerada tão exata por especialista e está longe de ser perfeita. Como saber, então, se um indivíduo pode apresentar riscos de problemas de saúde associados ao excesso de peso?
De acordo com um recente estudo divulgado pelo Annals of Internal Medicine, a proporção entre cintura e quadril é a maneira mais eficiente de obter um resultado mais exato, se comparada apenas ao cálculo do IMC.
Um grupo de pesquisadores do Reino Unido e da Austrália analisou dados de 42.702 homens e mulheres em um período de 10 anos para saber se as pessoas que apresentavam gordura na região da cintura tinham maior risco de sofrer com problemas de saúde, em comparação com aquelas que eram tecnicamente obesas, mas tinham seus quilos extras distribuídos em outro lugar do corpo.
Depois de isolar fatores como idade, sexo, tabagismo e atividade física, os estudiosos descobriram que as pessoas que tinham IMC normal, mas que também apresentavam a chamada “obesidade central”, definida como uma alta relação entre cintura e quadril, tinham 22% mais riscos de morte em comparação com as que tinham IMC normal e relação cintura-quadril saudável.
Os voluntários com obesidade central também apresentavam maior risco de morte em comparação com indivíduos de peso normal e de cintura normal. Por outro lado, as pessoas que eram tecnicamente obesas com base no IMC, mas que não tinham obesidade central, eram menos propensas a morrer do que aquelas com IMC normal, mas altas proporções de cintura-quadril.
Como calcular proporção entre cintura e quadril
É preciso ressaltar, no entanto, que nenhuma medição substitui uma avaliação médica e que apenas um profissional da saúde deve ser o responsável por determinar com exatidão suas medidas e avaliar suas necessidades.
Fonte: Vix