• Home
  • Alô Prefeito
  • Limpurb destaca atuação da fiscalização da coleta de resíduos sólidos nos bairros de Cuiabá
Foto por Davi Valle/Secom-Cuiabá

Limpurb destaca atuação da fiscalização da coleta de resíduos sólidos nos bairros de Cuiabá

Empresa espera que a população observe os dias em que os caminhões fazem a coleta para evitar lixos depositados em calçadas

Segundo Junior Leite, direteor-geral da Limpurb, que a empresa responsável pela limpeza urbana em Cuiabá, está empenhada em fornecer um serviço de qualidade para a população. Para garantir isso, são realizadas vistorias diárias na coleta de resíduos sólidos em todos os bairros da cidade. Além dos fiscais que estão presentes nas ruas, a Limpurb conta com uma central de monitoramento que acompanha os caminhões de coleta em tempo real por meio de um sistema eletrônico atualizado. Com essa tecnologia, a empresa consegue atender de forma precisa e ágil todas as localidades de Cuiabá.

Segundo ele, fiscais da Limpurb iniciam seu trabalho logo cedo, após a primeira coleta de resíduos que ocorre às 5h da manhã em alguns bairros da cidade. Eles verificam as ruas atendidas e elaboram relatórios transparentes para garantir que todos os moradores estejam recebendo um serviço de qualidade. Na central de monitoramento, uma equipe acompanha o tráfego dos caminhões em tempo real, o que contribui para agilizar a resolução de problemas pontuais na coleta de resíduos. Em casos de falhas, a Limpurb se comunica com a empresa Locar, responsável pelos serviços, para que as devidas providências sejam tomadas.

“A Limpurb visita todos os bairros de Cuiabá logo após a coleta ser realizada. Os profissionais fotografam as ruas e elaboram relatórios de atendimento. Reforçamos o acompanhamento com a equipe monitorando a coleta por satélite, garantindo que o serviço seja entregue à população”, afirmou Júnior Leite.

Destaca que ainda que muitas vezes os moradores colocam o lixo para fora após a coleta já ter sido realizada no bairro. Por esse motivo, a Limpurb possui um cronograma com horários e dias específicos para a realização do serviço. Os bairros cadastrados para coleta nos dias pares são atendidos às segundas, quartas e sextas-feiras. Já os bairros cadastrados para coleta nos dias ímpares são atendidos às terças, quintas e sábados.

As coletas são divididas em quatro turnos. No primeiro turno, às 5h da manhã, os caminhões atendem a região norte e sul da cidade. O segundo turno começa às 11h da manhã e atende a região central, o Distrito Industrial e partes da região oeste. O terceiro turno, que inicia às 17h, atende aos bairros Jardim Aclimação, Canjica, Terra Nova, Morada Do Ouro, Consil, Verdão, Santa Rosa I e II, Santa Marta, Flamboyet, Jardim Araça, Santa Angelita e Quilombo. O quarto turno é realizado à noite, às 22h, e coleta resíduos em cerca de 25 localidades da cidade.

O cronograma de coleta atualizado pode ser consultado no portal eletrônico da Limpurb, disponível no endereço: https://limpurb.cuiaba.mt.gov.br/servico/3/0/Coleta-de-Residuos-Solidos/. A população também pode entrar em contato com a Limpurb pelo WhatsApp (65) 9 9337-4691, exclusivamente para questões relacionadas à coleta de lixo.

 

Da Redação

Com Alessandra Marques/Secom