Líder do PTB, Jovair Arantes lança candidatura à presidência da Câmara Federal
Lançamento acontece um dia após adversário dele no “Centrão”, Rogério Rosso (PSD-DF), também oficializar candidatura; eleição está marcada para 2 de fevereiro.
O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), lançou nesta terça-feira (10) a candidatura dele à presidência da Casa em um ato organizado no Salão Nobre. A eleição está marcada para 2 de fevereiro.
O lançamento da candidatura de Jovair acontece um dia após o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), também oficializar a campanha dele ao cargo mais importante da Câmara.
Jovair e Rosso são aliados do Palácio do Planalto e integram o chamado “Centrão”. O bloco, informal, é composto por partidos de perfil conservador e foi criado a partir de uma articulação do então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente cassado e preso.
Além dos dois, outro deputado da base aliada que deve disputar o cargo é o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Oficialmente, Maia ainda não disse ser candidato à reeleição, mas já iniciou uma espécie de campanha informal e declarou que “caminha” para disputar a eleição.
A possível candidatura de Maia, porém, tem enfrentado contestações por parte de adversários deles, que chegaram a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o impeça de disputar a eleição e, se disputar e vencer, seja proibido de assumir o cargo por mais dois anos.
Nos partidos que frazem oposição ao governo de Michel Temer, somente o deputado André Figueiredo (PDT-CE) já anunciou ser candidato. Outras legendas, como PT e PCdoB, ainda definirão se terão candidato próprio ou apoiarão algum dos atuais candidatos.
Discurso
No discurso de lançamento da candidatura, Jovair Arantes defendeu “maior protagonismo” da Câmara e afirmou que a Casa não pode continuar “tutelada” pela Justiça.
Ele sugeriu, ainda, uma revisão no regimento interno e uma mudança no “perfil de administração” da Casa, para “receber bem o trabalhador e as demandas da sociedade”.
O líder do PTB ressaltou, também, estar em 22º ano consecutivo em mandato parlamentar e há dez como líder da bancada. “Eu não tenho um inimigo da Casa. Graças a Deus, a convivência é harmônica”, disse.
Aos presentes, Jovair criticou a possível candidatura de Rodrigo Maia. “Quando colocamos a questão do impedimento é pela defesa da Constituição. (…) Temos 513 deputados, 512 podem ser candidatos a presidente da Casa, apenas um tem que pedir juridicamente. Não podemos mais expor essa Casa ao ridículo e à tutela do Ministério Público”, afirmou.
Ato de lançamento
O ato de lançamento da candidatura de Jovair Arantes à presidência da Câmara lotou o Salão Nobre da Casa e reuniu deputados de outros partidos, entre os quais Solidariedade, PMDB, PROS, PT, PSC, PSD, PP e PSL.
Presidente do Solidariedade, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, manifestou apoio a Jovair. “Achamos que a Câmara tem que ter um pouco de independência, não pode ser uma extensão do Palácio do Planalto. E a sua candidatura pode representar isso. Estamos juntos, vamos mudar a Câmara”.
Também presente ao evento, o líder do PROS, Ronaldo Fonseca (DF), discursou na mesma linha: “Jovair é a alternativa que nós temos para os próximos dois anos. Sou seu cabo eleitoral a partir de agora”.
Colega de partido de Jovair, o deputado Nelson Marquezelli (SP) fez um discurso no qual defendeu a candidatura do correligionário: “É um nome limpo, não está em nenhuma relação citada pela Lava Jato”.
O novo líder do PT, Carlos Zarattini (SP), disse ter ido ao ato para parabenizar Jovair pela candidatura. Ele ressaltou, porém, que a bancada só deverá decidir na semana que vem sobre a eleição de fevereiro.
“Não poderíamos deixar de estar presentes, apesar de todas as divergências políticas com o Jovair porque respeitamos e consideramos legítima essa postulação do Jovair. A bancada do PT quer participar efetivamente da Mesa [Diretora] da Câmara porque entendemos que é a representação externa da Câmara”, disse.
Também candidato, o líder do PSD, Rogério Rosso, fez elogios a Jovair Arantes. “Ele é um amigo fantástico, experiente. Hoje estou aqui para pedir votos para ele”, afirmou Rosso, gerando risos na plateia.
Roteiro de campanha
Após o evento, Jovair detalhou o roteiro de campanha. Ele viajará pelo país em busca de votos. Como o Legislativo está em recesso até o início de fevereiro, a estratégia será percorrer estados e se encontrar pessoalmente com os deputados.
Sem informar os custos das viagens, o líder do PTB disse ter feito uma “vaquinha” entre os parlamentares aliados para custear as despesas.
Nesta quarta, Jovair terá agenda pela manhã em Cuiabá (MT), onde deverá se reunir com autoridades locais e a bancada de deputados federais do estado. À tarde, ele irá a Mato Grosso do Sul e, à noite, a Curitiba (PR).
Na quinta, o candidato terá compromissos no Paraná e, na sexta, em São Paulo. Já no sábado, o líder do PTB deverá ter agenda em Santa Catarina e, no domingo, no Espírito Santo.
Ao longo da semana que vem, Jovair informou que terá compromissos de campanha no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Apoio na bancada
Atualmente no sexto mandato parlamentar, Jovair Arantes, segundo parlamentares ouvidos pelo G1, conta com o apoio da bancada do PTB na Câmara, integrada por 17 deputados.
A votação para presidente da Câmara, em fevereiro, será secreta, mas a expectativa, segundo a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), é que todos os deputados do PTB votem em Jovair.
O deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), por exemplo, também já declarou apoio ao líder. “O partido já declarou apoio a ele e eu o apoio também. Ele tem hoje, dentro do partido, uma liderança muito grande. Tem uma experiência muito grande, está muito preparado para este momento”, disse.
O deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE) também disse apoiar Jovair. “Estou fechado com a candidatura do deputado Jovair”, afirmou.
Procurados pelo G1, Sérgio Moraes (PTB-RS), Nelson Marquezelli (PTB-SP), Paes Landim (PTB-PI), Pedro Fernandes (PTB-MA) também confirmaram que pretendem votar em Jovair para presidente da Câmara.
https://www.youtube.com/watch?v=rIODryqaxwY