Joe Biden se manifesta pela primeira vez após diagnóstico de câncer agressivo
Ex-presidente dos Estados Unidos agradeceu pelas mensagens de apoio e falou sobre resiliência: “Somos mais fortes nos momentos difíceis”
O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, usou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para agradecer as manifestações de apoio que recebeu após a divulgação de seu diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado. A doença foi anunciada no domingo (18) por sua equipe, que informou se tratar de um caso agressivo, com metástases ósseas e pontuação 9 na escala de Gleason — que vai até 10 e mede o grau de agressividade desse tipo de tumor.
“O câncer pode pegar qualquer um”, escreveu Biden em sua conta oficial no X (antigo Twitter), acompanhado por uma imagem ao lado da esposa, Jill Biden. “Tal como muitos de vocês, eu e a Jill aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos animarem com amor e apoio”, completou.
O atual presidente norte-americano, Donald Trump, também se pronunciou sobre a condição de seu antecessor. Em declaração no domingo, afirmou estar entristecido com a notícia e desejou a Biden “uma recuperação rápida e bem-sucedida”.
Biden deixou a presidência em janeiro deste ano, após renunciar à tentativa de reeleição durante o verão do ano passado, citando motivos de saúde. Desde então, vinha mantendo uma agenda pública mais restrita.
Nos próximos dias, deve ser lançado um livro de investigação jornalística que detalha o que fontes próximas relataram como um declínio físico e cognitivo gradual durante seu mandato na Casa Branca.