Janaina Riva quer saber quanto o governo de MT gastou com ‘Caravana da Integração’
Caravana da Integração, liderada pelo governador Pedro Taques, percorreu três países da América do Sul entre os dias 22 e 27 de abril.
A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) apresentou na noite desta terça-feira (3), durante sessão ordinária, requerimento ao Governo do Estado para que seja exposto quanto foi gasto pelo Estado e os custos gerados pela Caravana da Integração, liderada pelo governador Pedro Taques, entre os dias 22 e 27 de abril, a países da América do Sul.
A caravana visitou cidades dos países vizinhos – Bolívia, Chile e Peru. No requerimento, a deputada solicita que sejam discriminados os gastos com diárias, alimentação, combustível, bem como a quantidade de servidores envolvidos.
“Em tempos de dificuldade financeira, em que o governo alega não ter dinheiro para fazer nada, em que os repasses aos hospitais municipais está atrasado há 4 meses, em que o salário dos servidores está ameaçado, acho que a população de Mato Grosso tem o direito de saber o quanto foi gasto nesta viagem pelo Estado”, justificou a deputada.
Janaina ressalta que estudos comprovam que se a intenção for escoar nossos grãos pelo porto do Peru, as estradas daquele país não permitem o peso dos nossos caminhões. “A saída seria investimento em ferrovia, como vários estudos já demonstraram também. Portanto se a intenção dessa caravana for a verificação técnica disso, tudo não passou de um passeio”, finalizou.
Apaes e entidades filantrópicas – Na mesma sessão, durante um aparte na votação do Projeto de Lei que isenta de ICMS as contas de luz dos hospitais filantrópicos de Mato Grosso, a deputada lembrou que Assembleia Legislativa precisa fazer com que o Governo do Estado cumpra a lei de autoria do deputado Zeca Viana (PDT), que destina 10% do Fundo de Erradicação da Pobreza para a manutenção das Apaes e Pestalozzi.
“Acho engraçado, se vocês estão tão preocupados com as Apaes e Pestalozzis a ponto de querer tirar um projeto de relevância desses da pauta por conta da emenda do deputado Zé Domingos que estende essa isenção também à essas instituições que trabalham com portadores deficiência, vocês deveriam senhores deputados, se empenhar em fazer o governo cumprir a lei e pagar o que é devido à essas entidades que estão para fechar as portas e passam tantas dificuldades”, cobrou.
Por Laura Petraglia/ ALMT