• Home
  • Economia
  • Gripe aviária: governo de MT adota medidas rigorosas de prevenção
Com forte presença no mercado de carne de frango e ovos, Mato Grosso amplia barreiras sanitárias — Foto: Indea

Gripe aviária: governo de MT adota medidas rigorosas de prevenção

Com mais de 15 mil ações de vigilância sanitária, MT busca manter status livre da gripe aviária

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) intensificou, nesta sexta-feira (16), as ações de vigilância sanitária com foco na prevenção da entrada do vírus da gripe aviária (influenza aviária) em plantéis comerciais e criações de subsistência. A medida ocorre em resposta à confirmação de um foco da doença em uma granja de Montenegro (RS), informada na quinta-feira (15) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, a operação envolve o aumento de inspeções em propriedades rurais com aves domésticas, além do reforço nas coletas de amostras em criações comerciais e de subsistência.

“Além disso, a fiscalização de barreiras sanitárias, com o ingresso de veículos contendo produtos e animais vindos da região Sul, onde o foco foi comprovado, terá uma vigilância maior por parte do nosso efetivo de médicos veterinários oficiais do Estado, que hoje conta com 262 profissionais treinados para atender casos suspeitos de doenças na área animal que venham a oferecer riscos à nossa produção”, afirmou Tomazele.


Desde 2023, ações foram intensificadas na fronteira com a Bolívia

O trabalho de prevenção ganhou força ainda em 2023, após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso. Desde então, o Estado ampliou os protocolos de segurança sanitária e manteve equipes em alerta para monitorar eventuais sinais da doença.

De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal do Indea (CDSA), entre janeiro de 2024 e abril de 2025, foram realizadas 15.767 ações de vigilância baseadas em risco. Nesse período, o órgão também promoveu 54 visitas de vigilância ativa a granjas comerciais e 53 inspeções a propriedades com aves de consumo próprio.

Foram colhidas 2.134 amostras de suabes (secreções) e 1.067 amostras de soro em aves comerciais. Em criações domésticas, a coleta foi de 1.166 suabes e 583 amostras de soro.


Consumo de carne de frango e ovos segue seguro

O diretor do Indea reforçou que Mato Grosso permanece sem casos de gripe aviária e ressaltou que os produtos de origem avícola disponíveis no mercado seguem seguros para o consumo. “Todos os produtos à venda passam por rigorosa inspeção e seguem protocolos rígidos de controle sanitário”, destacou Tomazele.


Estado é destaque nacional na produção avícola

Com um plantel de 37,2 milhões de aves comerciais, Mato Grosso se consolida como um dos principais produtores do país. Os municípios de Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde concentram as maiores produções. Atualmente, o Estado ocupa a 8ª posição entre os maiores exportadores brasileiros de carne de frango e o 4º lugar no ranking nacional de exportação de ovos.


Como agir em caso de suspeita

A população deve notificar imediatamente qualquer suspeita de gripe aviária ao Indea, seja presencialmente, por telefone ou pela internet, por meio da plataforma e-Sisbravet. Os endereços e contatos de todas as unidades do Indea estão disponíveis no site oficial da autarquia.


Sinais da doença nas aves

A gripe aviária de alta patogenicidade é caracterizada por alta taxa de mortalidade e sinais clínicos como manchas vermelho-arroxeadas nas cristas e barbelas, manchas nas pernas, dificuldade respiratória, tosse, espirros, coriza, torcicolo, andar cambaleante e diarreia.

( Com Luciana Cury | Indea )