• Home
  • Saúde
  • Governo busca recurso para resolver crise da saúde em MT

Governo busca recurso para resolver crise da saúde em MT

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira, esteve reunido no Palácio Paiaguás com alguns prefeitos , para debaterem sobre a crise financeira que passa a saúde do Estado, com dívida que chegou a R$ 162 milhões, com atrasos pela Secretária de Saúde – SES.

O governo alega não ter mais de onde tirar o dinheiro para honrar todos os compromissos com a saúde e desde então vem cogitando a possibilidade de mexer no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

O dinheiro do Fethab vem de taxas cobradas de empresários do setor rural fixados em Mato Grosso pelo comércio de produtos como soja, algodão, madeira, óleo diesel e gado.

Segundo o secretário de Fazenda, a retirada do dinheiro do Fethab, que foi proposta pelo governador Pedro Taques (PSDB), foi descartada por não ser a fonte mais segura, para criar um financiamento para a saúde.

“Qualquer real a mais que vá para a saúde tem que ser tirado de outra política. Me parece que só o uso do Fethab não resolve o problema, que é uma consequência de um prejuízo financeiro que todos os Estados estão sofrendo”, disse Gustavo.

O governo do Estado, então deverá apresentar nos próximos dias um estudo detalhado sobre possíveis novas fontes de recursos para a saúde. E também irão revisar a margem do percentual de impostos para aplicação na saúde.

“A arrecadação que tivemos no primeiro quadrimestre deste ano praticamente repetiu a de 2016; não tivemos dinheiro novo no caixa. Isso é consequência da crise, não só de Mato Grosso, mas de todos os Estados. Então, estamos avaliando as alternativas para conseguir os recursos necessários para a saúde.”, afirmou o secretário.

Por Fernanda Moraes – da redação