• Home
  • Cultura
  • Governo assina termo de compromisso para construir Congódromo

Governo assina termo de compromisso para construir Congódromo

Lançamento da licitação está prevista para julho e obra será do Prodestur/Sedec

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Secretaria de Cidades (Secid), e a Prefeitura Municipal de Vila Bela assinaram, nesta sexta-feira (18), um Termo de Compromisso para a construção do Congódromo da cidade. O governador Pedro Taques anunciou que o lançamento da licitação da obra deverá ser feito durante a tradicional Festança, que acontece no mês de julho em Vila Bela.

A obra do Congódromo será realizada por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), elaborado e gerido pela Sedec. O projeto de construção está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal e as obras serão executadas pela Secid.

O investimento é de R$ 2,4 milhões, que serão liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ideia do projeto é de que seja um centro cultural de múltiplo uso. A área construída será de 2.446 mil metros quadrados.

“Este é um momento histórico de resgate da cultura e história de Vila Bela e a construção do Congódromo está inserida neste resgaste. Vamos fazer o lançamento da licitação da obra durante a Festança”, disse o governador Pedro Taques.

O projeto surgiu da necessidade do município possuir um espaço democrático para eventos. Todas as medidas escolhidas se justificaram a partir do contato direto com a população.

Segundo o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esta é uma obra há muito aguardada pela população do município. “Esse termo que assinamos hoje é o compromisso do Governo do Estado de realizar a obra do Congódromo, tão importante e histórica que toda a população vilabelense aguarda há muito tempo”.

Construção 

A edificação consiste na criação de um espaço cultural que será dividido em dois blocos. O resultado desta composição originou uma edificação de cobertura semiesférica e base cilíndrica, adicionando as cores que remetem ao afro (vermelho, preto, amarelo e verde), aliadas às cores da Festança (azul, vermelho e amarelo).

A estrutura contempla a criação de um centro de eventos com arquibancadas para três mil espectadores, salas para reuniões dos dançantes do Congo, do Chorado, das entidades e dos festeiros, arena para apresentações, lanchonete, sala de administração, vestiários e banheiros. Além disso, o espaço também abrigará depósito, sala de emergência, acervo, secretarias de Cultura e Turismo do município e estacionamento.

Vila Bela 

Primeira capital de Mato Grosso, o município abriga, além uma rica cultura e história, com festas populares como a de São Benedito, onde durante sua celebração são exibidas as danças do Congo e do Chorado; as ruínas da Igreja Matriz da Santíssima Trindade construída em 1769. Possui inúmeras belezas naturais como o rio Guaporé, onde o visitante pode, com sorte, avistar o boto cor-de-rosa, e ainda o Parque Estadual da Serra Ricardo Franco com sua belíssimas cachoeiras, como a dos Namorados e do Jatobá, sendo esta a maior do Estado com 250 metros de altura.

Por: Maíza Prioli | Sedec-MT

Fotos: José Medeiros – GCom-MT