Governo abre Semana de Mobilização Contra a Corrupção
Evento tem continuidade na quinta-feira e palestra especial para jornalistas
A Semana de Mobilização Contra a Corrupção foi aberta nesta quarta-feira (09.12), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Durante a abertura, a secretária de Estado do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção, Adriana Vandoni, destacou que o evento acontece em um momento marcante, devido a série de operações realizadas no Brasil, também em Mato Grosso, que visam punir gestores que desviaram dinheiro público.
Para a secretária, o Estado passa por um processo de amadurecimento e busca ações para que a sociedade seja envolvida e trabalhe com a fiscalização dos serviços públicos. “Estamos vivendo um momento especial, onde as instituições estão funcionando e os crimes são punidos. Por isso, precisamos debater e conversar sobre as ferramentas que existem e podem auxiliar no combate à corrupção. Assim, conseguimos envolver a sociedade neste processo de amadurecimento”, disse.
Vandoni comenta que o Estado já está finalizando a regulamentação da Lei Anticorrupção, cuja formulação é feita em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Estamos trabalhando na regulamentação para que ela atenda todos os atores. Estamos avançando também no quesito de buscar meios para a recuperação do dinheiro que foi roubado”, comentou.
O chefe da Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa, destacou que há um grande avanço na questão de combate à corrupção e ressaltou que as medidas de comando e controle vão até determinado ponto. “A sociedade não pode permitir que cheguemos a um ponto em que fazer errado seja a regra”, afirmou.
O Procurador-Geral de Contas do Estado, Gustavo Coelho Deschamps, em sua fala de abertura fez um apelo para que a política de transparência e combate à corrupção adotada em Mato Grosso seja uma não só um instrumento de governo, mas uma política de Estado que permeie todas as gestões.
“A corrupção é um mal que assola o Brasil e precisa ser combatida por meio da educação, instituições fortes e transparência. Esta última é a única vacina para a corrupção. Um ambiente transparente é hostil para os corruptos”, declarou.
Painéis
O primeiro painel apresentado nesta manhã contou com a participação do Secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo; o advogado do Sindicato dos Notários e Registradores de Mato Grosso, Lafayette Garcia Sobrinho e o chefe da Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa.
O tema discutido por eles foi a recuperação de ativos. Matéria que o Estado de Mato Grosso passou a trabalhar fortemente após a implantação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).
Nesta quinta-feira (10.12) um evento especial, voltados aos jornalistas e assessores de imprensa está sendo preparado em parceira com o Sesi. Será um minicurso sobre a Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública, ministrado pela gerente-executiva da Abraji, Marina Iemini Atoji.
O curso conta com certificação da Abraji e ocorre em dois horários, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Sesi Escola (ao lado do Sesi Papa), na Morado do Ouro em Cuiabá.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Confira a programação para esta tarde.
14h – Painel 2 – Ética, Administração e Controle
Douglas Guilherme Fernandes (Procurador da República em Mato Grosso)
Hélio Saul Mileski (Doutor em Direito Administrativo)
Marina Atoji – (Gerente-executiva na Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo / Secretária-executiva e redatora no Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas)
14h45 – Debate
15h45 – Coffee Break
16h15 – Painel 3 – Colaboração premiada e o combate à corrupção
Marco Aurélio de Castro (Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso/ Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado – Gaeco)
Wilson Rodrigues de Souza Filho (Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis / Responsável pelas investigações referentes à Operação Ararath/Atuou na Divisão de Repressão a Crimes Financeiros em Brasília)
16h45 – Debate
18h – Encerramento
Texto: Thiago Andrade | Gcom-MT
Fotos: Gcom-MT