Governador assina decreto e MT é o primeiro do país a institucionalizar Coaching na gestão pública
O governador do Estado, Pedro Taques, assinou, na manhã desta terça-feira (27.06), o decreto que institucionaliza a metodologia como ferramenta de gestão pública. O ato ocorreu durante a realização do Workshop de Liderança e Coaching na Gestão Pública, promovido pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio da Escola de Governo.
O Coaching é uma ferramenta de gestão e liderança que traz uma melhora nas metas e objetivos pessoais e profissionais das pessoas, de acordo com Tatiane Barbieri, que foi a idealizadora do programa, e quem ministrou a palestra “Como transformar Gestores Públicos em Verdadeiros Líderes Coaches”
O programa já está na 17ª edição e atendeu mais de 20 secretarias de Estado e capacitou cerca de 350 líderes.
A intenção é transformar a cultura do serviço público, por meio da implantação da metodologia, que potencializa os resultados e traz benefícios que atingem todas as esferas de Governo e a sociedade.
Taques afirmou que o fortalecimento da Escola de Governo é o melhoramento da qualidade do serviço público.
O Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campelo, que é líder do movimento disse o que muda em relação ao cotidiano do governo, através dessa capacitação transformando e trabalhando com equipes com alta performance.
“hoje com o coaching nós trabalhamos o que vamos fazer no futuro, pegar o que temos hoje e o que precisamos para o futuro e transformar em ações”, afirmou Carlos Campelo.
No evento, também foi lançado o livro “Sem Limites – Coaching Potencializando Pessoas”, que contém um capítulo escrito pela Master Executive Coach da Escola de Governo da Seges, Tatiane Barbieri. Ela também ministrou a palestra “Como Transformar Gestores Públicos em Verdadeiros Líderes Coaches”.
Por Fernanda Moraes – da redação