• Home
  • Saúde
  • Gerente de academia perde 52 quilos depois de não se reconhecer em fotografia

Gerente de academia perde 52 quilos depois de não se reconhecer em fotografia

De 2011 a 2016, Elaine conseguiu eliminar 52 quilos sem cirurgia. Ela já chegou a pesar 105 quilos.

Elaine Cristina Hayasugi de Oliveira, 40 anos, é gerente de uma academia em São José do Rio Preto (SP) há 23 anos. Apesar de acompanhar diariamente a rotina saudável das pessoas que frequentam o local, ela sempre teve problemas para emagrecer e vivia acima do peso. Em 2011, Elaine chegou a pesar 105 quilos.

Suas roupas, quando conseguia comprar, eram basicamente camisetas masculinas e calças leggings, pois eram as poucas peças que serviam em seu corpo. Elaine conta que uma vez foi até uma loja comprar calça jeans e a vendedora disse logo de cara que não havia seu tamanho no estabelecimento, sem ao menos perguntar qual era seu manequim ou se a calça seria comprada para presentear alguém. “Me senti muito ofendida e humilhada com a situação”, afirma.

Mas a decisão final de mudar de vida veio quando Elaine chegou ao ponto de não se reconhecer em uma fotografia. “Apareci em uma foto e achei que a pessoa da foto estava grávida, mas na verdade era eu. Eu sempre me via no espelho do pescoço para cima e não imaginava que eu estava daquele tamanho. Tinha chegado ao meu limite, eu já estava obesa. Foi aí que resolvi mudar.”

Fotografia em que Elaine não se reconheceu mais (Foto: Arquivo Pessoal)
Fotografia em que Elaine não se reconheceu mais (Foto: Arquivo Pessoal)

Elaine conversou com os professores da academia onde trabalha e eles montaram um treino especial para ela. “Eu terminava meu expediente às 21h e não ia embora da academia. Ficava treinando até às 22h, de segunda à sexta.” Por conta própria, a gerente também adaptou pequenas mudanças em sua alimentação. Parou de consumir alimentos gordurosos, doces e refrigerantes e se dedicou aos exercícios físicos.

“Um dos processos mais difíceis ao longo do meu emagrecimento eram as saídas de finais de semana. Meu esposo é muito magrinho, e quando nós saíamos para jantar ele pedia pizza, lanche e massa. E eu, como precisava resistir à tentação, sempre levava meus lanchinhos na bolsa”, revela a gerente.

A vergonha do corpo não deixava Elaine colocar roupa de banho na praia (Foto: Arquivo Pessoal)

A vergonha do corpo não deixava Elaine colocar roupa de banho na praia (Foto: Arquivo Pessoal)

No mesmo ano, em 2011, em um período de cinco meses, ela conseguiu eliminar 10 quilos. Mesmo perdendo toda essa quantia, Elaine conta que ninguém percebeu a mudança. “Apenas minha mãe percebia que eu havia emagrecido, a vontade era de desistir, não foi fácil.”

Com o incentivo da mãe para continuar o processo, Elaine conseguiu perder ao todo 35 quilos em dois anos e meio. “Fiquei contente com o resultado, mas com o tempo eu acabei engordando um pouquinho. Foi aí que decidi procurar uma nutricionista, que me passou um cardápio correto. Em 2015, comecei o acompanhamento e perdi mais 22 quilos em seis meses, totalizando 57.”

Aqui Elaine já tinha conseguido eliminar 35 quilos (Foto: Arquivo Pessoal)

Aqui Elaine já tinha conseguido eliminar 35 quilos (Foto: Arquivo Pessoal)

A mudança

Entre idas e vindas de peso, Elaine eliminou 52 quilos de 2011 a 2016, chegando ao seu peso atual que é 52,5 quilos. Hoje ela é outra pessoa. Seu manequim, que antes ultrapassava o número 52, hoje está no tamanho 36. Subir escadas, que antes era impossível, hoje é um hábito rotineiro na vida dela.

Com a mudança, a autoestima de Elaine é outra e a saúde também. Apesar de nunca ter tido diabetes e colesterol, quando começou o projeto de emagrecimento, ela estava com gordura no fígado e hoje já não tem mais nada. “Minha saúde melhorou muito e minha autoestima é enorme. Sou mais aceita na sociedade. As outras pessoas me olham com outros olhos hoje”.

Os alunos da academia onde Elaine trabalha também se surpreenderam com a mudança radical da gerente e muitos que pararam de treinar e voltaram depois de um tempo, não reconheceram a mulher. “Hoje eu sirvo de exemplo, de espelho para muitos alunos daqui. Muitos me dizem que se eu consegui, eles conseguem também.”

Hoje Elaine se tornou outra pessoa (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje Elaine se tornou outra pessoa (Foto: Arquivo Pessoal)

Elaine até começou a usar biquíni na praia depois que conseguiu emagrecer (Foto: Arquivo Pessoal)

Elaine até começou a usar biquíni na praia depois que conseguiu emagrecer (Foto: Arquivo Pessoal

Do G1