Gefron apreende mais 8 quilos de droga em cinco dias
Em cinco meses, já são mais de duas toneladas apreendidas pelo grupamento
Mais de oito quilos de droga foram apreendidos pelos policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), na noite desta segunda-feira (05.06), em uma zona rural da MT-388, no município de Cáceres (250 km a Oeste de Cuiabá).
A droga foi encontrada na mochila de um homem, morador do município de Porto Esperidião (358 km da Capital). Ele e mais dois suspeitos estavam andando a pé pela rodovia estadual, próximo à localidade conhecida como “Toca Vaca”, região rural do município de Cáceres, quando foram avistados pelos policiais sob a suspeita de serem mulas.
Ao perceber que seria abordado, o trio fugiu em direção à mata, atirando contra os policiais, que revidaram com o objetivo de cessar a ação dos suspeitos.
Oito quilos e 400 gramas de substância análoga à pasta base de cocaína foram encontrados na mochila de um dos suspeitos, que foi detido. Ele e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron) de Cáceres.
Apreensões
A última grande apreensão do Gefron ocorreu há cinco dias, em 31 de maio, durante uma operação integrada entre o Gefron e a Polícia Federal, em Cáceres. Na ação, foram apreendidos 368 quilos de droga e um fuzil AK-47.
Mais de 15 pessoas trafegavam pela mata, no município de Porto Esperidião (325 km de Cuiabá), quando foram avistadas pelos policiais. Os denominados ‘mulas’, pessoas utilizadas por traficantes para transporte de droga, ao serem abordados pela guarnição, fugiram do local, deixando as centenas de tabletes pelo caminho.
De janeiro a maio deste ano, o Gefron já supera a quantidade de duas toneladas de drogas apreendidas. Em 2016, foram apreendidas quase quatro toneladas.
O resultado positivo, segundo o comandante da unidade, coronel PM Jonildo de Assis, demonstra a efetividade da união entre as forças de segurança no enfretamento à criminalidade, especialmente na região de fronteira.
“São mais de 900 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil da Bolívia, e nossas ações contribuem diretamente para a prevenção de diversas práticas criminosas dentro do estado de Mato Grosso”, falou Assis.
Capacitação
Para aprimorar os resultados e manter a qualidade dos serviços prestados à sociedade, até setembro deste ano, todo o efetivo do Gefron vai passar por uma Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC). O objetivo é alinhar a atuação da tropa nas atividades exercidas na região de fronteira.
Neste mês, a terceira fase vai capacitar mais de 20 policiais. As instruções práticas e teóricas contribuem com os trabalhos e o alcance de resultados positivos, conforme destacou o comandante da unidade, coronel PM Jonildo de Assis.