Ganha Tempo de Várzea Grande deve atender 1.200 pessoas ao dia
Nova unidade foi inaugurada durante a manhã pelo Governo do Estado
Apartir de agora os moradores de Várzea Grande já podem acessar os serviços do Ganha Tempo em sua própria cidade. A nova unidade, a primeira descentralizada de Cuiabá, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (29.03) pelo Governo do Estado, com a expectativa de atender até 1.200 pessoas diariamente.
Esta é a primeira unidade construída em quinze anos. O titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) , Valdiney de Arruda, explica que com o novo Ganha Tempo, os várzea-grandenses não precisarão mais se deslocar até Cuiabá para resolver pendências pessoais, promovendo assim, a celeridade no atendimento público ao cidadão.
“Aqui nós temos vários órgãos prestadores de serviços num mesmo espaço, o que otimiza o atendimento ao cidadão. Nós estamos preparados para atender até 1.200 pessoas por dia e esperamos receber um índice de 90% de satisfação de vocês, nossos clientes”, disse.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, ressaltou a atenção que o Estado tem prestado a Várzea Grande e comentou os benefícios que o Ganha Tempo trará aos munícipes. “Nós precisamos de mais locais como esse aqui, fico muito grata por essa parceria. Com esse atendimento, serão muitos benefícios que nossa população terá acesso”, avaliou.
Serviços
No Ganha Tempo do shopping de Várzea Grande serão ofertados serviços para emissão da segunda via de documentos, pagamento de contas, oferta de cursos de qualificação, entre outros. Entre os prestadores de serviços estão o Sine, Detran, Procon, Politec e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
De acordo com o governador Pedro Taques, a cartela de serviços em um mesmo local representa ainda redução de custos para o poder público. “Reunimos aqui várias secretarias, vários parceiros e esse formato representará uma redução de custos em torno de 30% aos cofres do Estado”, enfatizou.
Para a superintendente do Várzea Grande Shopping, Marnie Prates, a população da região merece um complexo de serviços como esse. “Tudo isso representa qualidade de vida para o nosso cidadão. Para nós é uma honra receber pela primeira vez o Ganha Tempo em shopping center em Mato Grosso”, ressalta a superintendente.
O novo Ganha Tempo atenderá das 09h às 19h e vai garantir mais conforto, segurança e acesso rápido a vários serviços em um único espaço. O empreendimento possui ambiente climatizado, saguões, elevadores, acessibilidade para pessoas com deficiência, praça de alimentação, escadas rolantes e banheiros periodicamente higienizados.
Clientes
A expectativa, no primeiro dia de atendimento, foi atendida pelo Renan Barros da Cunha, de 20 anos, que foi até o Ganha Tempo para tentar conseguir uma vaga de emprego. Natural do Pará e morando em Várzea Grande há apenas cinco meses, ele afirma que conseguiu atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de forma ágil e que espera agora por uma oportunidade.
“Eu morava no Pará, então, estou há pouco tempo aqui em Várzea Grande e não conheço muita coisa ainda. Como vi que a unidade abriu hoje, resolvi já vir ao Sine para fazer o cadastro e quem sabe conseguir uma vaga de emprego. Esse serviço disponibilizado nos ajuda muito, fui muito bem atendido até agora”, ressaltou o jovem.
Novo modelo
Sete municípios mato-grossenses deverão receber a partir deste ano novas unidades do Ganha Tempo. Conduzido pela Setas desde 2015, o modelo de expansão do programa será executado por meio de Parceria Pública Privada (PPP) e deverá beneficiar cerca de dois milhões de cidadãos.
Realizado em parceria com o MT Participações Projetos S.A (MT Par), o projeto de expansão está sendo colocado em prática no modelo de concessão administrativa pelo prazo de 15 anos. A previsão é que as novas unidades – que serão construídas em Cuiabá, Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, além da recém inaugurada em Várzea Grande – contemplem 104 serviços.
EEntre os serviços estão a emissão da carteira de identidade, pagamentos de contas, fotos 3×4, entre outros serviços que serão disponibilizados por 21 parceiros como: Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Correios, Secretaria de Estado de Seurança Pública (Sesp), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além da própria Setas.
Por Priscilla Vilela | Setas-MT
Fotos José Medeiros – GCom-MT