• Home
  • Turismo
  • FIT Pantanal abre a temporada turística de Mato Grosso

FIT Pantanal abre a temporada turística de Mato Grosso

A Fit – Feira Internacional do Pantanal foi aberta ontem no centro de eventos do pantanal em Cuiabá pelo governador Pedro Taques e representantes do Ministério do Turismo e do trade turístico de Mato Grosso.

A Feira idealizada na gestão do ex governador Dante de Oliveira é tida pelos empresários do setor turístico como a “largada” da temporada turística em um Estado que possui excelentes condições para a prática de diversas atividades turísticas. Os 03 principais biomas do planeta que estão presentes em Mato Grosso oferecem desde o turismo de contemplação no Pantanal e Amazônia ao turismo com a pratica de esportes radicais como rafting e rapel no Cerrado.

FIT - Pedro Taques” A feira estava parada há 8 anos. Na nossa administração a resgatamos com rodadas de negócios, discussões sobre a melhoria do turismo e sustentabilidade. Investir no turismo é gerar emprego, renda e progresso para o nosso Estado.  O cidadão de Mato Grosso, do Brasil e do mundo precisa conhecer nossos potenciais turísticos de Curvelândia, Conquista do Oeste, Nobres, Tangará, Jaciara, por exemplo”, afirmou o governador Pedro Taques.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk,  a FIT tem atingido o objetivo de incentivar a comercialização e projetar novos roteiros no Estado.

“Uma feira dessa mostra que o governo valoriza este setor e investe. São muitas oportunidades para o trade turístico em geral, municípios podem divulgar seus potenciais, produtores, artesãos. Além de uma feira de negócios, é uma feira de entretenimento”, explicou Tomczyk.

Fit - Luis Carlos NigroPara o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, o turismo de Mato Grosso está vivendo um novo momento. “Conseguimos reverter e mudar a história do nosso Estado em relação ao turismo, de forma que este seja considerado um dos pilares da economia, geração de emprego e fortalecimento dos pontos turísticos”, reforçou o secretário.

Para o presidente do Sindetur – Sindicato das Empresas de Turismo  destacou: “No setor de observação de pássaros nos somos praticamente campeão mundial de pessoas em visitar e temos condições de levantar a taça digamos assim, de outras segmentações dentro da nossa atividade, então a gente fica feliz, temos convicção que o evento já é um sucesso e será  também nos outros dias”. Ele também destaca a importância de manter o turismo sempre com sustentabilidade, que é o tema da feira deste ano (2017). “Nós sem sustentabilidade não podemos e nem devemos fazer turismo. Então é o grande mote sem sombra de dúvidas e está dentro do contexto, super atualizado”.FIT - Richard

Convidado para ministrar a palestra “Superando seus limites”, o apresentador Richard Rasmussem, salientou a importância do trabalho de valorização da população ribeirinha e pantaneira.

“O turismo distribui renda e dá orgulho para esse povo todo. Essas pessoas passam a ser valorizadas não só economicamente, mas como seres humanos, por seu jeito de ser, pelo diferente e isso é muito bom, pois, além de conseguir manter as onças, as capivaras e as nossas florestas em pé, a gente valoriza as pessoas que vivem nesse ambiente e que têm orgulho de ser quem são”, disse.

Mato Grosso é formado por 141 municípios dos quais cerca de uma centena são classificos no Ministério do Turismo como de ” Potencial Turístico”. Em função disso a maioria dos estandes são a eles destinados para exporem suas potencialidades turísticas e culturais.

A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) segue com programação extensa de palestras e oficinas nesta sexta-feira (21.04), com início às 14h, no Centro de Eventos do Pantanal. As inscrições para a Aldeia do Conhecimento são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.fitpantanal.com.br/inscricao.

Para o público em geral, os portões serão abertos às 16h e a programação segue até às 22h. O evento conta ainda, com espaço gastronômico, exposição e comercialização de pacotes turísticos, artesanato, espaço cultural e produtos da agricultura familiar.

No estande do artesanato pode-se encontrar artigos para presentes, decoração, biojoias, artigos em cerâmica, madeira, tecido. O público poderá conferir o espaço Saber Fazer, onde redes, cerâmicas e violas de cocho são confeccionadas no próprio local.

O Festival Gastronômico conta com uma variedade de pratos gourmets que fazem uma releitura da gastronomia regional com preços acessíveis. Um sucesso de 2016, o sanduíche de costela com chutney de manga é presença confirmada na feira, além de outras opções como paella cuiabana, pizza pantaneira, ventrecha de pacu, revirado cuiabano, paçoca de pilão e empada. Além de doce de pote, brownie,  brigadeiros de licor de pequi, furrundu e coco, e de limão. Já em bebidas, a novidade é um drinque de cachaça de pequi e especiarias.

No espaço Turismo de Aventura a atração ficará por conta da demonstração gratuita dos esportes de aventura como balonismo, slackline.

O espaço cultural terá shows de artistas regionais a partir das 18h. O primeiro a se apresentar é Hamilka Rizo, e na seqêencia tem Catireiros do Araguaia, o grupo Mascarados de Poconé,  Dança do Congo de Vila Bela, e a programação encerra com a banda Scort Som.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) segue até 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).

Da Redação com Secom|MT