Facilidade digital: 280 mil motoristas de MT renovaram CNH sem sair de casa
A renovação da CNH pode ser feita pelo site do Detran-MT ou diretamente no MT Cidadão
Nos últimos cinco anos, 284.455 condutores de Mato Grosso renovaram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) online, utilizando o site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) ou o aplicativo MT Cidadão.
Desde 2020, a renovação da CNH está disponível online, uma iniciativa do Governo do Estado por meio do Detran-MT para agilizar este serviço, que é um dos mais demandados pelos motoristas.
“Minha habilitação estava vencida há cerca de cinco meses. Então, acessei o aplicativo MT Cidadão e segui os passos para a renovação. Paguei as taxas e realizei o exame médico na clínica indicada. Antes mesmo de pegar a CNH física, a versão digital já estava disponível. Achei maravilhoso, tudo muito rápido e prático”, relatou a advogada Adriana Conceição Ojeda.
Para renovar a habilitação online, o condutor deve:
- Baixar o aplicativo MT Cidadão;
- Fazer o cadastro e acessar a seção “CNH”. Serão exibidos seu nome, categoria da CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos;
- Na guia “Serviços”, escolher a opção “Renovação da CNH”;
- Conferir os dados, escolher a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação;
- Em seguida, será gerado o boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH;
- Coletar a foto na unidade do Detran (se necessário) e comparecer à clínica médica indicada no RENACH para realizar o exame de aptidão física e mental.
O status de auditoria e emissão da CNH pode ser consultado no próprio aplicativo MT Cidadão ou no site do Detran. Após a emissão, o documento pode ser retirado na unidade do Detran-MT escolhida no início do processo.
Segundo Annielly da Silva Souza, diretora substituta de Habilitação e Veículos do Detran-MT, a renovação online da CNH reduziu o número de atendimentos presenciais nas unidades do Detran. “O serviço online tornou o processo de emissão da CNH mais rápido e prático, beneficiando todos os condutores de Mato Grosso”, afirmou.
Para Gustavo Vasconcelos, presidente do Detran-MT, a renovação online da CNH representa um grande avanço na atual gestão, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), modernizando o serviço de habilitação no estado.
“O cidadão pode realizar quase todo o processo online, precisando deslocar-se apenas para o exame médico e para buscar a CNH no Detran. Assim, conseguimos aliviar significativamente o atendimento presencial e desburocratizar um dos serviços mais procurados pelos motoristas nas unidades do Detran”, ressaltou Vasconcelos.
( Com Lidiana Cuiabano | Detran-MT )