Estado investe mais de R$ 2 milhões na formação de professores indígenas
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) vai formar 315 profissionais para atuar em cursos de Ensino Médio e Magistério Intercultural para professores indígenas da rede estadual de ensino. A capacitação atenderá povos indígenas de 13 aldeias em Mato Grosso em 2016 e será realizada por meio de dois convênios federais, com um investimento geral de R$ 2.235.883,70.
Os encontros formativos vão discutir as Diversidades Educacionais, com ênfase no processo de ensino, aprendizagem e a garantia do atendimento da Educação Escolar Indígena. Participarão do curso professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas indígenas, e professores e articuladores de aprendizagem em escolas indígenas.
O Magistério Intercultural é um curso em nível médio que atende professores indígenas da educação básica que não possuem a devida formação. A ação que ficou paralisada por dois anos foi retomada nessa gestão e contará com três etapas intermediárias de formação para os profissionais, a ser realizado em Cuiabá.
Mais duas etapas presenciais para 13 turmas, com a duração de 30 dias cada, serão realizadas nas escolas em aldeias indígenas listadas abaixo:
Escola Estadual Indígena Bepkororoti, município de Saõ José do Xingu na Aldeia Piaruçu;
Anexa a EEI Bepkororoti, município de Guarantã do Norte na Aldeia Nessepori;
EEI Dom Filipo Rinaldi, município de Barra do Garças na Aldeia São Marcos;
EEI Korogedo Paru, município de Santo Antônio do Leverger na Aldeia Córrego Grande;
EEI Rãi´rãte, município de Campinápolis na aldeia São Pedor;
EEI Pirineus de Souza, município de Comodoro na Aldeia Nambikwara;
EEI Central Ikpeng, município de Feliz Natal na Aldeia CTL Pavuru;
EEI Central Leonardo, município de Alto Xingu na Aldeia CTL Leonardo;
EEI Malamalali, município de Tangará da Serra na Aldeia Rio Verde;
EEI Zarup´wej, município de Rondolândia na Aldeia Zoró;
EEI Eterepuiy, município de Juína na Aldeia Rio Capivara;
EEI Myhyinymykyta Skiripi sala anexa, município de Juína Aldeia Halataikwa;
EEI Terena Komomoyea Korovôero, município de Matupá na Aldeia Iriri Novo.
O cronograma, as planilhas de participação, acompanhamento e fiscalização da formação serão realizados pela Superintendência de Diversidades Educacionais da Seduc. A formação continuada de todos os profissionais da educação compõe o acordo de resultados consolidado pela Seduc com as ações prioritárias a serem desenvolvidas no biênio de 2015/2016.
Atendimento
A Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer também retomou nessa gestão o atendimento ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) nas escolas estaduais indígenas. Nessa modalidade os estudantes estão matriculados nos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente. Como o Magistério Intercultural, o Emiep Indígena não cumpriu todas as etapas de formação programadas para os últimos anos e teve as atividades retomadas em 2015.
A Secretaria também investirá, ao longo dos próximos oito anos, cerca de R$ 18 milhões na educação superior indígena. Os cursos ofertados, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), são de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciatura Intercultural Indígena, que capacitarão 360 pessoas de 44 etnias de Mato Grosso. O processo será gradativo, com 120 estudantes ingressando a cada ano.
Essas ações serão somadas ao atendimento que já é realizado para alunos de 43 etnias matriculados em 67 escolas estaduais indígenas. Eles contam com materiais didáticos específicos e orientações curriculares que tem o objetivo de efetivar a educação escolarizada alicerçada em respeito à interculturalidade, multilinguismo e etnicidade.
Texto: Aline Coelho | Seduc-MT
Foto: Reprodução