• Home
  • Geral
  • Em resposta à França, Ernesto Araújo diz que Brasil está comprometido com Acordo de Paris e contra desmatamento
PAULO WHITAKER/REUTERS

Em resposta à França, Ernesto Araújo diz que Brasil está comprometido com Acordo de Paris e contra desmatamento

Horas depois de o governo francês afirmar que não está pronto para ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, declarou nesta terça-feira (2) que o governo do presidente Jair Bolsonaro está comprometido com a redução do desmatamento no Brasil e com o cumprimento do Acordo de Paris (tratado que estabelece medidas para redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global).

O desmatamento na Amazônia aumentou no mês passado quase 60% em relação a junho de 2018, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com isso, a floresta perdeu 762,3 km² de mata nativa no mês passado, o que corresponde a sete vezes a área de Paris.

Na manhã de hoje, o ministro francês do Meio Ambiente, François de Rugy, afirmou que o acordo com o Mercosul “só será ratificado se o Brasil respeitar os seus compromissos”, especialmente em relação à luta contra o desmatamento da Amazônia.

Para a porta-voz do governo francês, Sibeth Ndiaye, “a França, no momento, não está pronta para ratificar”.

Em resposta a essas declarações, Araújo considerou que as falas das autoridades francesas visavam satisfazer cobranças internas no país e não representam risco para que o acordo seja aprovado e implementado. O tratado, anunciado na sexta-feira (28/6), só entrará plenamente em vigor após ser aprovado pelo Parlamento Europeu, os Legislativos dos 28 países da União Europeia e os quatro países do Mercosul (bloco que, além de Brasil, conta com Argentina, Uruguai e Paraguai).

 

 

Por