• Home
  • Brasil
  • Em 11 estados, mais da metade dos donos de moto não tem habilitação tipo A, diz pesquisa
Motocicletas em pátio do Detran, em Manaus (AM) — Foto: Arquivo/Detran-AM

Em 11 estados, mais da metade dos donos de moto não tem habilitação tipo A, diz pesquisa

Segundo levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito, no Maranhão, 70% dos proprietários de motos, motonetas e ciclomotores não possuem habilitação adequada.

Um levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nesta sexta-feira (13) aponta que, em 11 estados, mais da metade dos proprietários de motos, motonetas e ciclomotores não tem habilitação do tipo A, necessária para a condução desses veículos.

De acordo com documento divulgado pelo Ministério dos Transportes, as regiões Norte Nordeste concentram o maior número de donos de motos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada para dirigir esse tipo de veículo.

No Maranhão, estado que lidera o ranking, o índice dos proprietários sem habilitação chega a 70% (veja na tabela abaixo). Na sequência, estão Piauí (61,8%) e Paraíba (57,8%).

Santa Catarina é o estado brasileiro com o menor índice: 18,9%.

Segundo a Senatran, o Brasil conta com mais de 34,2 milhões de motos, motocicletas e ciclomotores registrados e 32,5 milhões de donos de motocicletas. O número de motos corresponde a 28% da frota nacional de veículos. E, segundo cálculos do órgão, o percentual pode chegar a 30% até 2030.

Infográfico mostra os estados com maiores índices de proprietários de motos sem habilitação — Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes
Infográfico mostra os estados com maiores índices de proprietários de motos sem habilitação — Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

714,7 mil infrações nos últimos anos

O levantamento diz ainda que de 2023 a agosto de 2024, os órgãos de trânsito do país registraram pelo menos 714,7 mil multas por condução de moto sem habilitação.

Minas Gerais é o estado com maior número de multas aplicadas no período: 124,1 milSão Paulo (112,6 mil) e Rio Grande do Sul (57,2 mil) aparecem na sequência.

Por G1