• Home
  • Educação
  • Educação: Escola Técnica de Diamantino cresceu 300% em 2015 e quer avançar mais em 2016

Educação: Escola Técnica de Diamantino cresceu 300% em 2015 e quer avançar mais em 2016

Cresceram os números de alunos e cursos oferecidos. Para 2016 o objetivo é continuar o progresso e atender mais municípios vizinhos

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, recebeu o diretor da escola técnica estadual Luiz Miguel Cardoso que explicou o salto da instituição que até junho de 2015 oferecia três cursos técnicos, Agropecuária, Edificações e Segurança do Trabalho, totalizando 48 vagas no município. Já no segundo semestre do ano foram abertas mais turmas, somando sete, e subindo o número de oportunidades para 188, mas com um diferencial, duas classes de Agropecuária para 80 alunos foram inauguradas em São José do Rio Claro.

Outro diferencial foram as sete parcerias firmadas com empresas privadas para realização de estágios nos setores de Veterinária, Horticultura, Mecanização Agrícola e Piscicultura, que aconteceram no segundo semestre de 2015.

Para o diretor da unidade escolar, os números atuais são significativos, porém nada perto da necessidade de qualificação da região, principalmente nas áreas da agricultura familiar.

“O avanço da ETE Diamantino está na equipe técnica comprometida em fazer um trabalho bom e transparente, fruto do respaldo dado pela secretária de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena  e do governador Pedro Taques. Para 2016 temos a garantia de crescimento de, no mínimo, mais 106% no início do ano”, enfatizou Miguel.

“Fico extremamente feliz em ver o aumento de alunos que saltou de 48 para 190 e agora para 400”, mencionou o prefeito Juviano Lincoln, ao mensurar que é muito gratificante ver o avanço acontecer.

Numa parceria com o Governo Municipal de Diamantino, a escola técnica funcionará em 2016 em prédio compartilhado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na antiga escola agrícola e já planeja expansão com novos anexos.

Somente em Diamantino serão ofertadas 120 vagas nos cursos de Recursos Humanos (RH), Segurança do Trabalho e Agropecuária, todos no período noturno para o público que já terminou o Ensino Médio.

De acordo com o diretor, o seletivo para contratação de professores está finalizando, o próximo passo, previsto até março é para matrícula dos alunos.

Também participaram da reunião que pontuou o crescimento da escola técnica estadual em Diamantino, o vereador Edson da Silva ‘Giripoca’ e o coordenador Fernando da Silva.

Texto e Foto: Laércio Gighio – Assessoria de Imprensa