Cuiabá: Secretaria dos 300 Anos solidifica parcerias com a iniciativa privada
Buscar alternativas viáveis e que colaborem na execução de atividades voltadas para o tricentenário da Capital e para a melhoria na qualidade de vida do cidadão. Essa tem sido uma das principais bandeiras carregadas pela Secretaria Municipal Extraordinária Cuiabá 300 Anos, desde sua criação. Concebida pelo prefeito Emanuel Pinheiro com a missão de realizar articulações transversais com órgão públicos de todas as esferas, bem como com os diferentes setores que compõem a sociedade civil organizada, a pasta tem conseguido cumprir com o seu papel, solidificando e colocando em prática diversos projetos planejados inicialmente.
Durante os 11 meses de existência, a Secretaria tem tido como uma de suas marcas o grande poder de agremiação da iniciativa privada para dentro das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá. Considerado um dos mais importantes colaboradores para os avanços econômicos da Capital mato-grossense, o setor empresarial tem encontrado na atual gestão uma nova forma de continuar contribuindo com o crescimento da cidade, que acolheu e hoje abriga empresas das mais variadas regiões do Brasil e do mundo. Por outro lado, o Município também ganhou mais uma alternativa para dar prosseguimento ao plano de construção de uma Cuiabá melhor para o cidadão.
“Quando assumimos a Secretaria recebemos do prefeito Emanuel Pinheiro a determinação de envolvermos toda a sociedade cuiabana no projeto dos 300 anos. Dentro desse plano, a classe empresarial está entre aquelas em que temos essa opção de solicitar o auxílio para que nossas propostas saiam efetivamente do papel. Nesse período, as empresas têm se mostrado muito receptivas às ideias da Prefeitura, pois são projetos que estão diretamente ligados à modernidade e humanização. Com essa parceria, conseguimos, ao mesmo tempo, economizar recursos da Fonte 100, fazendo com que eles possam ser reaproveitados em outras prioridades”, comenta o titular da pasta, Júnior Leite.
De acordo com o secretário, a união entre o poder público e o setor produtivo é um modelo no qual todas as partes envolvidas saem ganhando. Para a Prefeitura, além da economia na renda municipal, existe a vantagem da agilidade assegurada na realização das ações, visto que, com a finalização do processo de Chamamento Público, a contratação de um determinado serviço é efetuada de forma mais rápida. Já o empresário que opta por engajar-se, ganha, automaticamente, o direito de exploração publicitária da estrutura “adotada”. Por fim, a população do mesmo modo é beneficiada com atividades que deixam a cidade melhor estruturada e desenvolvida.
Nesse sentido, Júnior Leite destaca como exemplo dois projetos do Executivo cuiabano que estão sendo executado e contam com total apoio do setor empresarial. O primeiro deles é a inovadora iniciativa de modernização dos abrigos de espera de ônibus. Ao todo, serão 82 novas estruturas construídas a partir do reaproveitamento de contêineres e financiadas por empresas privadas. Consolida ainda essa prática de sucesso o processo de revitalização da Avenida Mato Grosso, com a edificação de um relógio totem, que igualmente conta com a parceria empresarial.
“É uma forma de atuação em que simplesmente todos ganham. Da mesma maneira, ela se mostra extremamente atrativa para os empresários, que têm a oportunidade de ligar o nome de sua companhia a uma benfeitoria para a sociedade. Quando o empresário investe, por exemplo, na revitalização de uma importante avenida ou na criação dos novos abrigos de ônibus, ele está ajudando a dar mais qualidade de vida para o munícipe, fazendo com que as pessoas vejam sua marca com outros olhos. A população passa a entender que, mais do que a pura e simples propaganda, a empresa está demonstrando uma preocupação com o bem-estar do cuiabano”, argumenta.
Conforme explica Júnior Leite, também se enquadram dentro dessa prática as atividades de cunho cultural e que proporcionam momentos de lazer e recreação para o cuiabano. “Além de ações estruturais, temos outros exemplos de sucesso desse modelo como as comemorações festivas. O último aniversário de Cuiabá foi 100% realizado sem nenhum custo para a Prefeitura. Também é nossa política fazer com que todos os grandes eventos na cidade como natal, réveillon, carnaval, ou aniversário da cidade, sejam feitos com a ajuda da iniciativa privada”, pontua Júnior Leite.
Com informações de Bruno Vicente – Sicom|Cauiabá