Cuiabá: Saúde – Mosquito Aedes Aegypti
Bairro Pedra 90 se mobiliza para ação de combate ao Aedes aegypti
A Prefeitura de Cuiabá inicia na próxima semana uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Febre do Chikungunya. A região do Pedra 90 – etapas I e II, Loteamento São Paulo, Residencial Sonho Meu, Voluntários da Pátria e Vista da Chapada – foi escolhida para iniciar a ação em razão dos altos índices de infestação predial e notificações registradas na região. No ano que vem, outros bairros receberão a ação entre eles Dom Aquino, Santa Isabel e Cidade Alta.
As ações foram determinadas e serão comandadas pelo prefeito Mauro Mendes. Ao todo estarão envolvidos mais de 900 servidores da Secretaria de Saúde. Serão 123 equipes formadas por dois agentes de combate a endemias (ACE’s) e três agentes comunitários de saúde (ACS), além de 350 brigadianos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, policiais militares, Defesa Civil, representantes do Judiciário, e ainda equipes das Secretarias Municipais de Obras Públicas, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Assistência Social, Governo e Comunicação e Educação.
O secretário de Saúde, Ary Soares de Souza Junior, disse que Cuiabá dá inicio a essa grande mobilização, sendo mais uma vez protagonista, para mostrar que “é preciso que a sociedade, junto com o poder público, se engajem nessa luta”. Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho o maior desafio da ação será comportamental. “A ação visa eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e, mais do que isso, fazer com que a população se engaje e, se conscientize de que todos nós temos que fazer a nossa parte, o poder público e a população”.
Alessandra Carvalho lembra que durante todo o ano, agentes de combate a endemias percorrem os bairros da capital orientando a população no sentido de manter seus quintais limpos, livres do lixo da dengue (tampinhas, pneus, sacos plásticos, embalagens e outros).
“Segundo os levantamentos realizados em relação ao Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira), 80% dos focos registrados em Cuiabá estão relacionados aos depósitos de água no baixo e lixo doméstico. Se não eliminarmos esse problema agora, estaremos diante de uma situação bastante séria nos próximos meses”, destacou.
Boletim
De acordo com o último Boletim da Dengue divulgado nesta sexta-feira (11), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), no período de 29 de novembro a 05 de dezembro um caso de dengue foi notificado na capital.
Em 2015 até o dia 05 de dezembro foram notificados em Cuiabá 2.980 casos de dengue dos quais 1.873 foram confirmados. Houve um óbito, três casos estão em investigação e três casos foram considerados graves.
Em relação aos residentes em outros municípios mas atendidos na rede de saúde da capital, neste ano foram notificados 748 casos de dengue, houve um óbito confirmado e um caso foi considerado grave.
Os bairros com até 10 casos notificados de dengue este ano, até o dia 08 de dezembro, são Pedra 90 com 223 casos; Santa Isabel 154 casos, Cidade Alta 71, Dom Aquino 87 casos e Dr. Fábio 56 casos.
Nesse período (29 de novembro a 05 de dezembro), os agentes de combate a endemias visitou, em toda a cidade, 26.770 imóveis dos quais 3.825 receberam tratamento. Também foram tratados 4.696 depósitos.
Força-tarefa
A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde na Região do Pedra 90 começa a ser executada neste sábado e domingo. Dez agentes de combate a endemias com o apoio das lideranças comunitárias estarão percorrendo os seis bairros envolvidos na ação orientando a população no sentido de retirar de seus quintais o lixo da dengue.
Os agentes vão visitar residências e comércios e no domingo, será feita uma mobilização na feira do bairro. Também as escolas, associação de moradores, igrejas e outros estarão orientando a população.
Na segunda e terça-feira caminhões da Prefeitura estarão passando para recolher esse lixo.
Durante a ação, as unidades de saúde localizadas no bairro também estarão mobilizadas. Veja o boletim semanal divulgado pelas autoridades do município:
Boletim Semanal Dengue em Cuiabá
Texto : MARIA BARBANT
Foto Capa: