Cuiabá : Prefeitura garante seguridade alimentar para 37 instituições e mais 500 famílias
Durante audiência com representantes da sociedade civil, de Instituições Filantrópicas Educacionais, Conselho Municipal de Seguridade Alimentar e Nutricional de Cuiabá – COMSEA, e de representantes das Secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, o prefeito Emanuel Pinheiro, reforçou, nesta quarta-feira (15), o compromisso firmado durante o período eleitoral de oferecer alimentos saudáveis como é estabelecido no artigo 6º da Constituição Federal 1988.
Com a ação, frentes de trabalhos serão realizadas para que cerca de 37 instituições sociais e mais de 500 famílias, tenham o beneficio adquirido e, com o apoio de entes federados o benefício poderá ser estendido aos demais cidadão cuiabanos. “Queremos atender não apenas essas intuições e famílias já cadastradas, mas estabelecer uma política de alimentação saudável a todos os cuiabanos, especialmente aos que estão em vulnerabilidade social. Por isso, reitero meu compromisso com o Comsea e com o município. Não mediremos esforços para atender a população da melhor forma possível”, frisou Pinheiro.
Claudia Maria Ourives, presidente do Comsea, explica que o órgão já atua na fiscalização e outras ações para assegurar que os alimentos cheguem em adição de agrotóxicos e com os nutrientes necessários à mesa dos cidadãos. Todavia, relata que falta infraestrutura para que os serviços sejam ampliados. Dessa forma, foram elencados seis passos que serão trabalhados com a parceria do município.
A primeira consiste na Criação e fortalecimento de mecanismos e instrumentos participativos entre governo e sociedade civil sobre a temática. Já a segunda, requer elaboração e efetivação da Política e Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o objetivo de integrar e articular ações que promovam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) -, como as compras de institucionais da agricultura familiar, alimentação escolar, programas de transferência de renda, economia popular e solidária, além de apoio à agroecologia e agroindústria familiar.
Nas outras quatro demandas consistem a adesão ao SISAN por meio do pacto federativo pela garantia do DHAA, Instalação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAESAN, e ainda ao Pacto Nacional pela Alimentação Saudável e o diagnóstico da segurança alimentar do Município, estabelecendo prioridades de ações para o monitoramento das demandas.
Acatadas, Emanuel determinou que tanto a secretaria municipal de Trabalho, representada no ato, pelo Engenheiro Agrônomo, Reginaldo Lemos, quanto à de Assistência Social que teve como representante o assessor especial, Sebastião Ferreira, deverão atuar no intuito de atender o ensejo do encontro. O prefeito também solicitou uma nova reunião com a comitiva, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, diretor da Pasta, Juarez Fiel e Secretária de Assistência Social, Singlair Ciekalski de Musis, para nortear o andamento das ações.
Texto e Imagem Secom – Cuiabá