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Comunicação da ALMT garante a participação de todos com variedade de canais e interatividade

As mídias tradicionais e digitais foram reformuladas no intuito de alinhar e diversificar a informação para o cidadão

O primeiro semestre de 2016 foi marcado pela consolidação da democratização e interatividade da Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A aproximação com o cidadão vai desde a renovação do slogan e do brasão da instituição, até a ampliação dos canais de comunicação, da expansão da rádio Assembleia e da TV Assembleia  e da presença concreta e participativa da Casa nas mídias sociais. O Facebook, por exemplo, garantiu à ALMT a 5ª colocação no ranking nacional de seguidores entre todas as assembléias do País.

A reestruturação da Comunicação passa pela integração de todos os canais existentes para alinhar as informações e diversificar as abordagens, no intuito de alcançar diferentes públicos e provocar a participação de todos nos assuntos que tramitam na Casa. O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf, explica que a chegada de profissionais concursados e uma maior liberdade para o trabalho técnico das equipes têm proporcionado as mudanças. “Quando começamos a chamar os aprovados, vimos tomar corpo áreas que até então não eram efetivamente implantadas, como é  caso da publicidade e da rádio. Assim, conseguimos aumentar os canais de comunicação, diversificar a programação e ainda economizar recursos”.

A economia citada pelo presidente pode ser vista com a criação de peças publicitárias, campanhas internas e apoio às agências prestadoras de serviço pelo departamento interno de publicidade. Além disso, com uma equipe voltada para a movimentação e atualização das mídias sociais, a Assembleia pôde aumentar o alcance ao cidadão sem maiores investimentos com anúncios.

O secretário de Comunicação Raoni Ricci, destaca a interatividade como um dos principais ganhos com as novas frentes de trabalho. “Estamos mais perto das pessoas, isto é importante. Hoje a rádio e a TV participam e transmitem não somente às sessões, mas audiências públicas e comissões  realizadas na Capital e no interior, saímos da 23ª colocação para a 5ª em um ano no Facebook e ainda temos o nosso site que é fonte de notícia para a imprensa de todo o Estado”.

Exemplo concreto de interatividade ocorreu no início do ano, quando um dos seguidores da Casa, via Facebook, Fábio Henrique Brownning, enviou uma sugestão para isentar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre repelentes, como forma de baratear o recurso utilizado na prevenção à dengue, zika e chikungunya. A proposta foi acatada pelo deputado Guilherme Maluf e se transformou em Projeto de Lei nº 4/2016. Atualmente o PL 4/2016 está sob análise do Núcleo Econômico da ALMT. O Facebook da Assembleia conta com mais de 13 mil seguidores.

Comunicação Interna

A comunicação dentro da Assembleia também ganhou novos canais e o processo de reformulação ainda está em andamento. O Comunicativo, informativo interno, ganhou uma nova “cara” e abordagem ao sair do PDF para ganhar formato de blog, propiciando a participação dos servidores por meio de comentários e sugestões. Ele também passou a ser atualizado diariamente.

A segunda mudança veio com o apoio da equipe de Comunicação, por meio da publicidade, às demais áreas da Casa. Por exemplo, a campanha da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida – QualiVida para promover a saúde dos servidores por meio do programa Viva Bem. A parceria possibilitou um maior alcance e mais de 200 pessoas se inscreveram.

E ainda tem mais por vir. Há um projeto para substituição do Jornal Mural por televisões, possibilitando agregar diferentes tipos de mídia como vídeos, texto, fotos e animação e chamar mais a atenção dos servidores para as informações de seu interesse.

Por Lais Costa Marques – Secom-ALMT

Imagem Divulgação ALMT