“Cine Social” leva crianças e adolescentes de Cuiabá ao Teatro Zulmira Canavarros
Ontem, na segunda edição do projeto desenvolvido pela Sala da Mulher em parceria com a prefeitura e empresas, 400 jovens assistirão “A Montanha Enfeitiçada” no espaço cultural da Assembléia Legislativa.
Mais de 400 crianças e adolescentes de Cuiabá e do Distrito de Nossa Senhora da Guia participaram da segunda edição do projeto Cine Social, que oferece sessões gratuitas de cinema como mais uma opção de lazer para as pessoas carentes da capital.
O Cine Social é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Assembleia Legislativa, por intermédio da Sala da Mulher.
Nesta edição, as crianças beneficiadas foram do projeto Pró-Jovem, oferecido pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social. Elas estiveram reunidas no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, para assistir o filme “A montanha enfeitiçada” com direito a lanche e muita diversão.
Para o secretário de secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o projeto é fundamental para ampliar as atividades em diversas áreas, como cidadania, cultura e lazer, que não são ofertadas diariamente nas unidades de assistência social.
“É uma experiência extremamente importante para essas crianças. Boa parte delas nunca entrou em um teatro ou até mesmo em um cinema na vida. Elas ficaram encantadas com essa oportunidade e tenho certeza de que serviu para fortalecer os vínculos que elas possuem com os outros membros da comunidade”, ressaltou.
A presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, destacou que o projeto é importante, pois oportuniza às crianças, que muitas vezes não têm oportunidade de conhecer um espaço como o teatro, tenham acesso à cultura com custo zero.
“O projeto promove a inclusão social e o crescimento intelectual e cultural destas crianças, que não têm muitas oportunidades de lazer em seu cotidiano e nos dá uma satisfação sem igual ver a alegria estampada nos olhos deles”, disse.
A previsão é de que a próxima sessão seja realizada no dia 11 de novembro e receba as meninas atendidas pelo programa Siminina, que é coordenado pela primeira-dama, Virginia Mendes.
Primeira edição – A primeira sessão do Cine Social reuniu aproximadamente 400 idosos atendidos pelos quatro Centros de Convivência de Idosos e 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles assistiram o filme “O curioso caso de Benjamin Button”, do diretor David Fincher, escolhido para estrear o projeto.
(Com informações da Assessoria da Assembleia Legislativa)
Texto: HAROLDO ASSUNÇÃO/Assessoria Teatro Zulmira Canavarros
Texto: HAROLDO ASSUNÇÃO/Assessoria Teatro Zulmira Canavarros
Fotos: Karen Malagoli/ALMT