• Home
  • Brasil
  • Casal cearense entra para o Guinness Book com a união mais duradoura do mundo
© Reuters

Casal cearense entra para o Guinness Book com a união mais duradoura do mundo

A certificação foi concedida nesta semana, confirmando que os dois estão juntos há 84 anos e 86 dias.

Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Sousa Dino, de 101 anos, foram oficialmente reconhecidos pelo Guinness Book como o casal com o matrimônio mais longevo do mundo.

A história do casal teve início em 1936, quando se conheceram enquanto trabalhavam na agricultura. Três anos depois, voltaram a se encontrar, apaixonaram-se e decidiram se casar. A união foi oficializada no ano seguinte, em uma capela na cidade de Boa Viagem, no interior do Ceará, localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza.

Atualmente, Manoel enfrenta dificuldades de locomoção e permanece mais resguardado. Maria, por sua vez, sofreu uma fratura no fêmur há dois anos, o que também reduziu sua mobilidade. Apesar disso, de acordo com familiares, ela faz uso apenas de medicamentos para controlar a pressão arterial e não apresenta outras condições de saúde significativas.

Os familiares aguardam com expectativa a possibilidade de celebrar, em novembro de 2025, as bodas de girassol, comemorando 85 anos de casamento.

O título de casal vivo com o casamento mais longo do mundo foi validado no dia 5 de fevereiro pela LongeviQuest, grupo especializado no monitoramento de supercentenários. O reconhecimento coloca o casal cearense em destaque no cenário global da longevidade conjugal.