Cariocas se assustam com alerta no celular de terremoto durante a madrugada
Defesa Civil paulista nega que tenha emitido o aviso e que tenha ocorrido sismo no estado.
Alguns cariocas receberam um alerta de terremoto em Ubatuba, no litoral de São Paulo, por volta das 2h desta sexta-feira. Segundo a Defesa Civil paulista, a emissão do aviso não foi feita por eles. As Defesas Civis do Rio e de SP negam que tenha havido o sismo. Nas redes sociais, publicações relatam a experiência e até brincam com a situação: “batendo na porta da minha professora de Geografia que prometeu que nunca teria terremoto no Brasil”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/r/a/OxtfxYQciGodDGm6WdoQ/screenshot-4.png)
A Defesa Civil de SP nega a emissão do alerta. “Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”, disse também o órgão em seu perfil no X.
Em prints do alerta divulgados no X, é possível ver que o aviso seguiu a mensagem “Terremoto por perto. Podem ocorrer tremores leves no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 5,5 a cerca de 188,5 km de distância”.
No mapa anexo à mensagem, a área de maior destaque é o estado de São Paulo, com margem próxima a uma “ponta” do Rio de Janeiro. A princípio, apenas celulares do sistema Android receberam o alerta.
No Rio, tanto a Defesa Civil municipal, quanto a estadual, negaram a emissão do alerta:
“A Defesa Civil Estadual informa que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território fluminense na madrugada desta sexta-feira (14). Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), não há registro de abalo sísmico no Estado do RJ.”
“A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro informa que não emitiu qualquer alerta sobre terremoto na madrugada desta sexta-feira (14)”.
Por O Globo