Caravana da Transformação recebe 8 mil pessoas no primeiro dia

A Caravana da Transformação do Governo do Estado recebeu oito mil pessoas, neste sábado (16.07). A população chegou cedo para aproveitar os serviços de saúde e cidadania e o Parque de Exposições Renê Barbour ficou lotado durante todo o dia. Neste domingo (17.07) os serviços continuam e a expectativa é receber número de visitantes semelhante ao deste sábado.

Os dados são da equipe da Defesa Civil do Estado, que dá suporte para a realização do evento em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá). Além da grande estrutura de atendimento em saúde, com quatro carretas, a primeira edição da Caravana da Transformação contou ainda com 16 estandes, com ações voltadas à promoção da cidania.

O movimento no Parque de Exposições Renê Barbour começou por volta das 6h. Para atender as oito mil pessoas que passaram pela Caravana neste sábado, 350 pessoas da equipe do Governo e voluntários trabalharam para promover a cidadania.

Já na equipe da empresa 20/20, responsável pelo atendimento das pessoas com problemas de visão e que precisam de cirurgias, 80 atendentes prestam auxílio a quem busca atendimento.

A equipe médica é composta por nove profissionais e um anestesista. Dos médicos, um fica de prontidão para casos emergenciais. Além disso, uma equipe da Vigilância Sanitária acompanha todos os procedimentos realizados pela Caravana da Transformação, garantindo a segurança nos procedimentos.

Atendimentos

A Caravana da Transformação fez, neste sábado, 618 consultas oftalmológicas, 197 cirurgias de catarata, uma de pterígio, 257 consultas pós-cirúrgicas e 3.355 procedimentos. Até o momento, já são 3.661 consultas, 749 cirurgias de catarata, 17 cirurgias de pterígio, 510 consultas pós-cirúrgicas e 15.717 procedimentos.

Neste domingo, a Caravana da Transformação abriu os portões às 6h. Quem tem mais de 55 anos e precisa de atendimento oftalmológico basta procurar o Parque de Exposições Renê Barbour, portando o RG e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Áreas de atuação

Lançada pelo governador Pedro Taques em 30 de junho, a Caravana da Transformação, além dos atendimentos médicos, oferece nos “Dias D” (16 e 17 julho) uma série de serviços à população.

Dentre eles: o cadastro e confecção do Cartão SUS; 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); Carteira de Trabalho; Carteira de Pescador Amador; CPF; CadÚnico; Carteira de Identidade; foto 3×4; declaração de hipossuficiência; serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social; inscrição em cursos de capacitação; intermediação de mão de obra e embelezamento.

São oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho; sensibilização para o trabalho; orientação aos pais (conflitos familiares); programa de economia criativa; políticas culturais – mapas culturais; sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil; primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico; resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realiza serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra e Defensoria Pública.

Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer, Detran-MT e Vigilância Sanitária.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação conta com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.

Por Thiago Andrade | Gcom-MT