Campanha promove igualdade de gênero na infância
Desde o começo de 2016, a organização não-governamental inglesa Plan International criou o projeto Por Ser Menina, que discute a desigualdade de gênero, principalmente entre crianças.
Em pesquisa inédita divulgada pela ONG, os dados revelam que o percentual de tarefas domésticas atribuídas aos meninos e às meninas são bastante diferentes. Para 84,1% delas é delegada a função de arrumar a cama, contra 11,6% deles, bem como lavar a louça (76,8%), limpar a casa (65,6%) e cozinhar (41%).
Ainda assim, ambos os gêneros entendem que não existem brincadeiras “apenas de meninas ou de meninos” – a prova de que a educação, desde a primeira infância, é o caminho para criar cidadãos que busquem desconstruir o sistema patriarcal no qual vivemos.
Hoje (22), a Plan lança o Desafio da Igualdade, com campanhas, ações e materiais de apoio para inserir a educação de gênero nas escolas do país todo.
No site deles, é possível encontrar todas as informações sobre os planos e como contribuir. E a ONU Mulheres também criou o programa “Escola Sem Machismo”, que disponibiliza materiais de seis planos de aula para abordar o tema em classe e discutir com os alunos.
Fonte: MdeMulher