• Home
  • Política
  • Botelho destaca avanços na segurança durante inauguração da Delegacia da Mulher em VG

Botelho destaca avanços na segurança durante inauguração da Delegacia da Mulher em VG

Deputado lembrou da Lei 10.580/17, de sua autoria, que determina a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional às vítimas de violência para possibilitar condições de inserção no mercado de trabalho

naugurada nesta quarta-feira (16), a Delegacia Especializada em Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande tem 550 metros quadrados, conta com dois delegados, sete escrivães e 14 investigadores. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), participou da solenidade destacando a importância de investimentos na segurança pública.

Botelho reconhece que o governo avança para uma segurança mais eficiente e ressaltou a Lei 10.580/17, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional às vítimas de violência, dando condições para recomeçarem a vida após o trauma.

“Essa lei corrobora com tudo isso porque proporcionará o ensino profissionalizante para as vítimas de violência, fazendo com que consigam ser inseridas no mercado de trabalho e não voltem para as mãos desses algozes. Então, é um projeto que vai ajudar muito”, afirma Botelho.

A delegada titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso, Ana Paula de Farias Campos, disse que, com a nova sede, as condições de trabalho serão melhoradas, podendo ampliar o número de atendimentos devido à facilidade de acesso. Em média, são quatro mil casos registrados por ano. “Muitas mulheres continuam nesse ciclo de violência por não terem autonomia financeira, se submetem a violência doméstica pela falta de condições para manter os filhos”, explica a delegacia.

Avanços – Em 2016, conforme o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, Mato Grosso contabilizou importantes avanços no setor. Reestruturação e aquisição de novas viaturas, armamentos, equipamentos para área de inteligência resultaram em 13 mil prisões, tanto em flagrantes, quanto com mandato. “Os investimentos do governo do estado, aliado com nova metodologia de trabalho, têm feito Mato Grosso um lugar melhor para se viver”, garantiu.

O governador Pedro Taques (PSDB) reforçou que os investimentos estão surtindo efeitos positivos, a exemplo do concurso para mais 100 delegados de polícia. Também foram chamados 3.666 homens para a segurança. Um novo concurso vai reforçar o setor. Serão 900 vagas para investigadores, 300 para escrivães e 1200 para policiais militares. “Esta é a 5ª delegacia que inauguramos. Estamos avançando de verdade!”, garante o governador, ao citar que são três novas delegacias e mais duas reformadas.