Bombeiros são homenageados durante sessão especial na Assembleia
A homenagem foi prestada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e pelo deputado coronel Taborelli (PSC), em razão do Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado no dia 2 de Julho.
Por Renata Neves – Assessoria da Presidencia
Imagem Marcos Lopes – ALMT
A data remete à assinatura do decreto n° 1.775 por D. Pedro II, em 1856, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.
Em Mato Grosso, o serviço de combate a incêndios foi criado anexo à estrutura da Polícia Militar estadual, em 19 de agosto de 1964, com a denominação de Companhia Independente de Bombeiros. Em 1994, a Corporação desvinculou-se da Polícia Militar e passou a ser subordinada à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, passando a contar com autonomia administrativa e financeira.
“A instituição do Corpo de Bombeiros é muito valorosa e tem uma missão árdua de salvar vidas e garantir a preservação do patrimônio de Mato Grosso. É uma das instituições de maior credibilidade junto à população mato-grossense e brasileira e, por isso, recebe hoje essa justa homenagem da Assembleia Legislativa”, declarou o deputado Guilherme Maluf.
Durante a sessão, Maluf ressaltou a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pelos bombeiros e afirmou que irá se empenhar para aumentar o orçamento da instituição em 2017.
Sessão Especial em Comemoração ao Dia dos Bombeiros Militares de Mato Grosso (Foto: Marcos Lopes/ALMT) |
“O Corpo de Bombeiros precisa de mais recursos para investimentos na expansão de sua estrutura física, com a construção de novas unidades em municípios mato-grossenses. Também é preciso aumentar o contingente, que hoje é muito pequeno para atender uma grande demanda”, destacou.
O deputado coronel Taborelli classificou os membros da instituição como “heróis que dedicam as suas vidas para proteger a sociedade”.
“O Corpo de Bombeiros é composto por homens e mulheres ávidos por servir e poucos são reconhecidos. Por isso, é nosso dever, como deputados, homenagear esses grandiosos profissionais”, afirmou.
Com o objetivo de contribuir com os trabalhos desenvolvidos pelos bombeiros no estado, o parlamentar direcionou parte de suas emendas para a construção de um canil na unidade de Várzea Grande, para a compra de novos equipamentos, de um carro para transporte da banda de música da instituição e também para a construção de uma academia para treinamento diário dos militares em Barra do Garças.
O comandante-geral da instituição em Mato Grosso, coronel Júlio César Rodrigues, agradeceu a homenagem. “Sermos reconhecidos pela Assembeia Legislativa, um dos poderes mais nobres da República, onde se materializa a vontade do povo, expressa através de leis e regras, é de vital importância. Estamos muito honrados pelo reconhecimento do nosso trabalho”, disse.
O resultado positivo do trabalho desenvolvido pela instituição, segundo ele, deve-se ao perfil militar da mesma.
“Como militares, estamos sujeitos a um código de ética muito rígido, que inclui um sistema de vedação e de deveres diferenciado. Por isso, toda a energia é canalizada para o cumprimento inflexível do nosso dever de servir a sociedade”, frisou.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conta hoje com unidades operacionais em 18 municípios, além de 4 batalhões. Segundo o coronel Júlio César Rodrigues, a intenção é que novas unidades sejam instaladas em mais 48 municípios.
“Fizemos um estudo e identificamos mais 48 municípios com potencial para atuação dos Bombeiros. Agora, estamos pleiteando junto ao Governo do Estado a criação de mais 100 vagas no próximo concurso da Segurança Pública, para promovermos a expansão imediata em ao menos 5 municípios”, relatou.
Outra medida analisada para melhorar os serviços prestados pela instituição, conforme o coronel, é a adoção de modelos mistos de Bombeiros, em parceria com as prefeituras. Modelo semelhante já foi adotado nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.