• Home
  • Geral
  • Bolsas da Ásia fecham em alta na maioria, com volumes ainda reduzidos

Bolsas da Ásia fecham em alta na maioria, com volumes ainda reduzidos

Os mercados acionários da Ásia fecharam na maioria com ganhos, nesta quinta-feira. O dia, porém, voltou a ser de volumes reduzidos, em semana atípica por causa do feriado do Natal. A Bolsa de Hong Kong nem abriu hoje por um feriado local, o que ocorreu também na Oceania, na Bolsa de Sydney, na Austrália.

O comércio internacional seguiu no radar dos investidores. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que haverá uma cerimônia para a assinatura da fase 1 do acordo comercial com Pequim, o que segundo ele deve ocorrer rápido. “O acordo está feito, está sendo traduzido no momento”, comentou. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse que os dois governos estão em contato próximo para a assinatura do pacto.

Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,85%, em 3.007,35 pontos. A Bolsa de Shenzhen, de menor abrangência, teve ganho de 0,72%, a 1.788,23 pontos. Xangai chegou a abrir em baixa, mas ganhou força ao longo do pregão.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,60%, a 23.924,92 pontos. O setor de eletrônicos puxou o mercado japonês para cima. A fabricante de partes de eletrônicos Murata Manufacturing teve ganho de 2,9%, enquanto a fabricante de robôs industriais Yaskawa Electric subiu 1,9%.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 0,36%, a 2.197,93 pontos. Na Bolsa de Seul, os eletrônicos também lideraram os ganhos, retomando o impulso após recuo mais cedo nesta semana. Samsung Electro-Mechanics subiu 1,7%, LG Display avançou 1,3% e SK Hynix, 1,1%. O setor financeiro subiu em sua maioria, como Hana Financial (+1,1%) e Industrial Bank of Korea (+0,8%).

Em Taiwan, o índice Taiex foi na contramão da maioria e fechou em baixa de 0,06%, em 12.001,01 pontos, após oscilar entre ganhos e perdas durante o pregão.

COM INFORMAÇÕES/ ISTO É