Av. Paulista fica mais de 24 horas bloqueada por protesto contra Lula
Av. Paulista fica mais de 24 horas bloqueada por protesto contra Lula
Manifestação começou às 18h15 desta quarta-feira, segundo a SSP.
Pedido oficial para protesto só foi feito no início da tarde desta quinta.
A Avenida Paulista supera as 24 horas de interdição nos dois sentidos da via por causa da manifestação contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. O protesto começou às 18h15 desta quarta-feira (16), segundo a PM. O bloqueio provocou trânsito na região.
Durante estas 24 horas foram registradas ao menos três casos de agressão. O primeiro foi contra um casal de jovens na noite de quarta-feira, no início do protesto; contra uma mulher; e contra um adolescente de 17 anos na tarde desta quinta. Além disso, manifestantes gritavam palavras para hostilizar o secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Alexandre de Moraes, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
A manifestação não foi convocada por nenhum movimento social. Ela começou depois do anúncio da nomeação de Lula para a Casa Civil. A concentração começou no vão livre do Masp e logo foi ganhando adesão. O protesto seguiu pela noite de quarta e a madrugada. A Polícia Militar acompanhou o protesto.

Pela manhã, um grupo de manifestantes bloqueou a avenida na frente da sede da Fiesp, mesmo assim outros trechos adjacentes seguiam bloqueados apesar de não ter tanta gente reunida.
A Polícia Militar tentou negociar para o protesto terminar, segundo a SSP. O secretário Alexandre de Moraes disse que recebeu um ofício requisitando o espaço para um protesto do Movimento Brasil Livre na tarde desta quinta, e assim, a Paulista permaneceu fechada para os veículos.
“O Movimento Brasil Livre agora fez uma convocação geral. E nós colocamos de uma forma muito clara que até a noite, ou no final da tarde, eles devem se retirar porque amanhã há uma outra manifestação marcada anteriormente”, afirmou, referindo-se ao protesto de grupos que apoiam Lula marcado para a tarde desta sexta-feira (18) na Paulista.