Arcos Dorados lança projeto de incentivo ao emprego juvenil
Franquia do McDonald’s na América Latina, empresa abre as portas para o mercado de trabalho para mais de 75 mil jovens por ano
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, no mundo, 21 milhões de jovens estão desempregados e que, desse total, 3 milhões estão na América Latina. Entre os que trabalham, somente 22% possuem emprego formal. Ainda, na região, a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos.E esse quadro é agravado pela evasão escolar. A entidade aponta que 50% desses jovens não completam os estudos, a maioria mulheres, por gravidez precoce.
Para interromper esse circulo vicioso, a Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, está engajando funcionários e fornecedores em um projeto que visa promover a mobilidade social, desenvolvendo capacidades e oportunidade de emprego para os jovens na região.
A empresa, reconhecidamente uma das maiores geradoras do primeiro emprego aos jovens, além de oportunidade de crescimento profissional – fato atestado por instituições independentes de auditoria de engajamento e clima organizacional –, inclui anualmente 75 mil jovens no mercado de trabalho formal. “Diante desses números e do nosso potencial de acolher e formar,resolvemos estruturar uma plataforma voltada para o emprego juvenil e para as questões próprias desse grupo”, explica Lyana Latorre, diretora da Arcos Dorados responsável pelos projetos de responsabilidade social, sustentabilidade e apoio à comunidade.
De acordo com a executiva, mais do que gerar uma vaga de trabalho para esses jovens, o projeto é ser sustentável e visa apoiar os jovens, dando a eles ferramentas importantes para seu plano de carreira. Isso envolve identificação de talentos e treinamento, fortalecimento de competências por meio de cursos e desenvolvimento de carreira dentro da companhia. “Para isso, estamos mobilizando nossa própria força interna, que são os funcionários. Eles serão grande parte desse processo, pois estarão com esses jovens no dia a dia, incentivando, orientando e fazendo-os crescer”, afirma Lyana.
Na outra ponta, a empresa vai convidar seus fornecedores a fazerem parte dessa cadeia. “A partir do ano que vem, quando já tivermos nossa plataforma rodando e com resultados, vamos engajar nossos parceiros comerciais. Eles terão à sua disposição toda nossa expertise, para que adequem e implementem seus projetos voltados para o emprego juvenil”, diz a executiva, que completa: “Certa vez, nosso fundador, Ray Kroc, disse que devemos retribuir às comunidades onde operamos. Estamos apenas honrando esse lema”, encerra Lyana.
Em Cuiabá, os colaboradores dos restaurantes McDonald’s sentem na pele os resultados positivos do engajamento da rede em promover a qualificação e oportunidades. É o caso do Luan Queiroz, gerente de uma das unidades localizadas na capital mato-grossense. Seu primeiro emprego foi em um dos restaurantes da rede e tudo começou como aprendiz quando a empresa o inscreveu no Programa de Qualificação do Aprendiz, no o curso de Serviços Administrativos, oferecido pelo SENAC.
“Após o período de aprendizagem me tornei Atendente de Restaurante, alguns meses depois já era um Treinador e essa foi uma das melhores experiências que tive, pois era tímido e precisava transmitir meus conhecimentos para os demais, isso ajudou a me desenvolver. Logo em seguida fui novamente promovido e desta vez para o cargo de Gerente de Área. Viajei para Brasília para realizar o Curso de Qualidade, Equipamento e Segurança Alimentar (CQESA) a convite do McDonald’s. Uma oportunidade de aprendizagem única”, comemora.
Trabalhando há cinco anos na empresa, Luan já realizou alguns dos seus sonhos como comprar um carro, ter a casa própria e se formar. “A Arcos Dourados me proporcionou uma escala flexível, onde pude concluir meu ensino superior em Redes de Computadores. Além disso em breve irei me casar. Sou grato por todas essas conquistas e não pretendo parar minha escalada, estou apenas no começo do meu sucesso pessoal e profissional”, ressalta Luan.
O jovem trabalhador na América Latina
No mundo, 21 milhões de jovens estão desempregados; 3 milhões estão na América Latina
Somente 22% dos jovens latino americanos que trabalham possuem emprego formal
Na região, a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos
Mais de 50% desses jovens não completam os estudos, a maioria mulheres, por gravidez precoce
70% dos jovens consideram que ter acesso a uma educação profissionalizante está fora de suas possibilidades financeiras
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.100 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir
Por Equipe Yod Comunicação Integrada
0 Comentários