• Home
  • Mundo
  • Após confusão, armada americana se aproxima da Coreia do Norte

Após confusão, armada americana se aproxima da Coreia do Norte

Carl Vinson chega ao Mar das Filipinas para exercícios navais com o Japão; mal entendido sobre posição do porta-aviões gerou críticas para Donald Trump

O porta-aviões americano USS Carl Vinson e sua escolta iniciaram neste domingo 23 exercícios navais com o Japão, informou a Marinha dos Estados Unidos, em um momento de crescente tensão regional provocada pelos programas balístico e nuclear da Coreia do Norte.

Os exercícios acontecem no Mar das Filipinas. O porta-aviões americano USS Carl Vinson e sua escolta, dois destróieres lança-mísseis e um cruzeiro também lançador de mísseis, “continuam sua rota para o norte no Pacífico Oeste”.

Uma confusão sobre a posição exata do porta-aviões dominou as notícias no fim da semana passada. O presidente americano Donald Trump engrossou a voz para cima do ditador norte-coreano Kim Jon-un e deu a entender que o Carl Vinson seguia para a península coreana. Na realidade, porém, o porta-aviões ia em direção à Austrália para exercícios programados e, só depois, seguiria para a vizinhança coreana.

O episódio gerou descontentamento entre aliados dos Estados Unidos e até piadas. A armada poderosa, como anunciou Trump, foi apelidada de “armada fantasma” e chamada de fiasco pela imprensa americana.

Por: Veja