Apoio à causa animal: Max Russi destina R$ 150 mil para castrações em Cáceres
Medida deve atender mais de 300 cães e gatos, contribuindo para o controle populacional
A causa animal em Cáceres recebeu um novo reforço com a destinação de R$ 150 mil em emenda parlamentar pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB). Os recursos serão aplicados em ações de bem-estar animal, executadas pela Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC), entidade do município.
O investimento será direcionado a procedimentos de castração de cães e gatos, incluindo ovário-histerectomia e microchipagem. A iniciativa tem como foco prioritário os animais em situação de abandono, bem como aqueles sob os cuidados de protetores independentes ou tutores com renda familiar de até dois salários mínimos.
“A prefeita Eliene trouxe essa demanda para mim, junto com o pessoal da Associação, e estamos fortalecendo essa iniciativa que também faz parte dos trabalhos da nossa gestão à frente da Assembleia Legislativa”, afirmou Max Russi.
O parlamentar destacou ainda a relevância da medida durante o Abril Laranja, mês voltado à conscientização e prevenção contra a crueldade animal. “Fico feliz de saber do pagamento da emenda em meio à campanha Abril Laranja. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Essa ação impacta diretamente na saúde coletiva e no bem-estar da população”, acrescentou.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, comemorou o repasse. “Quero agradecer ao nosso deputado e presidente da assembleia, Max Russi, pela sensibilidade em relação a uma causa tão importante: a proteção aos animais. A associação do município de Cáceres agradece de coração ao deputado Max pela sua sensibilidade e compromisso com essa causa”, declarou.
Com os recursos já disponíveis, a prefeitura deve iniciar em breve o programa de castração, em parceria com clínicas veterinárias e organizações de proteção animal locais. A previsão é de que mais de 300 animais sejam atendidos.
Abril Laranja
A campanha Abril Laranja, voltada à prevenção da crueldade contra os animais, foi instituída pela Lei estadual nº 12.646/2024, de autoria do deputado Max Russi. Além da atuação legislativa, o parlamentar também criou o Grupo de Trabalho para Proteção dos Animais, que realiza reuniões mensais.
Durante o mês de abril, o grupo tem promovido ações de conscientização, como a distribuição de laços na cor laranja e de cartilhas educativas voltadas a crianças de até 12 anos, com orientações sobre cuidados e respeito aos animais.
( Com Anny Gabrielly Martins Carvalho | ALMT )