ALMT e TRE selam parceria para veiculação do programa Cidadania em Debate
Programa de 45 minutos será quinzenal, produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral e veiculado na tevê legislativa
A TV Assembleia passa a exibir no próximo mês, o Programa Cidadania em Debate, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT). A inserção da programação na grade foi assinada hoje (3), num do termo de cooperação técnica entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso e TRE, na presidência da Casa de Leis, pelos respectivos presidentes Eduardo Botelho (PSB) e Márcio Vidal.
O convênio é de um ano, podendo ser renovável, e a produção será a cada 15 dias. Segundo a assessoria do TRE, Mariane Oliveira, as pautas abordadas serão, por exemplo, corrupção, financiamento de campanhas, deveres e direitos do cidadão e todas as questões que envolvem o sistema eleitoral. O programa terá 45 minutos de duração e terá a participação popular, tanto nos questionamentos quanto nas discussões.
O presidente Botelho destacou que esta é uma parceria inédita no país, e que a população tem que entender que a melhora na política atual depende da conscientização e da importância do voto. “Nós estamos trabalhando para que o cidadão entenda seus direitos e a importância de votar em representantes que trabalhem verdadeiramente para ele. Nós estamos presenciando que as mudanças estão acontecendo e mais do que nunca o eleitor precisa saber da importância do seu voto”, disse.
O presidente do TRE explica que a iniciativa é para elucidar a população sobre o sistema eleitoral e o sistema político. Para ele, quanto maior os mecanismos de informações, melhores são as condições para o cidadão votar consciente e seguro tanto de seus direitos, como de seus deveres. “Estamos estabelecendo um diálogo com a população. Tanto seremos ouvidos, como vamos ouvir as ruas”, declarou Vidal.
O jornalista Raoni Ricci, secretário de Comunicação da ALMT, destacou que a parceria entre os poderes sempre é um benefício a mais para a população. Ricci lembrou que a TVAL já conta com uma parceria com o Tribunal de Justiça e agora, com o TRE, a emissora legislativa passa agregar mais valor a sua programação.
Por ANA PAULA SOARES/ Secretaria de Comunicação