Agora é lei: captação e reaproveitamento da água do ar-condicionado em MT
Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, a lei 10.446/2016, sancionada pelo governador Pedro Taques. A medida tem um propósito sustentável, que obriga a população a reaproveitar a água condensada do ar condicionado.
Reuso de água
Conforme diz o Artigo 1º, a partir desta semana, “as novas edificações residenciais multifamiliares, comerciais e industriais situadas no Estado de Mato Grosso ficam obrigadas a instalar mecanismos de captação, armazenamento e conservação para reuso de água proveniente de aparelhos de ar-condicionado nas edificações”.
As construções que já está em uso ou em faze de construção também deverão se adequar à nova regra. Porém, essas terão um prazo de cinco anos para a adaptação, a contar da entrada em vigor da lei.
O Artigo 3º dispõe sobre a multa que será aplicada a quem não cumprir a lei. “O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa correspondente a 50 (cinquenta) UPF/MT para edificações residenciais e de 100 (cem) UPF/MT para edificações comerciais e industriais”.
Medida foi sugerida por servidor da Assembleia Legislativa
O projeto da lei foi encaminhado pelo deputado Oscar Bezerra e ele afirma que foi sugestão de um dos garçons da Assembleia Legislativa, o Alexandre Pedersoli. “A ideia do projeto veio por meio de um servidor da Assembleia, o Alexandre. Logo o atendemos, pois se trata de uma medida simples e importante, que visa estimular projetos voltados ao uso eficiente da água e à criação de fontes alternativas para a sua captação”, disse Bezerra.
Você está pensando em reutilizar a água do ar-condicionado mas não sabe como? Nós ajudamos: Considerando a crise hídrica que o Brasil tem enfrentado, todas as formas de economizar são bem vindas. Coletar a água da chuva e da condensação do ar-condicionado é uma iniciativa que a maioria dos brasileiros nunca havia cogitado antes. Porém, aos poucos podemos observar a mudança de comportamento das pessoas, assustadas com a ideia de ficar sem água um dia.
Mas muitos ainda se perguntam, como posso fazer para economizar água? De que forma vou coletar a água do ar-condicionado ou da chuva? Existem diversas formas, e cada dia surge uma ideia diferente, basta colocar a criatividade para funcionar, ou pesquisar na internet mesmo.
Separamos algumas postagens que fizemos sobre esse assunto, onde mostramos as ideias que alguns brasileiros tiveram para reutilizar água, colocaram em prática e deram certo.
Conheça:
– um telhado verde (gramado), que absorve a água da chuva e a transporta para as torneiras que regam a grama e para os banheiros;
– uma construtora que implantou em um de seus canteiros de obras, um sistema que economiza em torno de 1.500 litros de água por dia;
– uma mini horta feita com materiais recicláveis, como caixotes de madeira, garrafas plásticas e garrafões de água de 20 litros, onde a plantas são regadas exclusivamente com a água da chuva ou do ar-condicionado;
– um restaurante em São Paulo que reutiliza mensalmente 12 mil litros de água do ar-condicionado.
– um sistema que direciona a água do ar-condicionado dos ônibus até o reservatório do limpador de para-brisa e também serve para os banheiros em viagens mais longas.
Onde posso usar a água coletada?
– para colocar no limpador de para-brisas do carro, basta acrescentar umas gotinhas de sabão líquido;
– lavar o carro;
– limpar o chão, utilizando os produtos de costume;
– lavar calçadas e pátios;
– colocar no ferro de passar roupa a vapor;
– colocar na descarga dos banheiros;
– regar as plantas.
Fonte: webarcondicionado