Afinal o que é coachingʔ
Em 2011 participando de um grupo de estudos de coaching com algumas colegas, eu disse: o coaching é um processo tão bonito, mas tem tantas formações superficiais que daqui a pouco vou ficar com vergonha de dizer que sou coach. Bem, esse dia chegou.
Sou completamente a favor de terapias, de ferramentas de autoajuda, consultoria e mentoring, só não misturem tudo e digam que é coaching. De acordo com as psicólogas Dorothy Coelho e Alessandra Markenfeldt, coaching é um processo de reorganização e reestruturação do pensamento que leva o indivíduo a escolhas mais produtivas e satisfatórias para a própria vida.
“É um processo de aprendizado contínuo e completo no sentido de aliar os três aspectos fundamentais do comportamento: razão, emoção e ação. O coaching trabalha com especificação de foco, identificação e aplicação de estratégias para buscá-lo. […] O processo de coaching possui técnicas estruturadas que direcionam e viabilizam esta descoberta de respostas, possui uma forte sustentação teórico-prática e toda sua metodologia está embasada no construtivismo e na neurociência. Seus resultados podem ser mensurados dentro do processo e o cliente identifica claramente a evolução durante o desenvolvimento do trabalho […], o coaching busca gerar crescimento com autonomia ao invés de dependência, por isso o aconselhamento não é e não pode jamais ser parte do processo.”
Escolher um profissional se tornou algo muito sério, uma das orientações é pesquisar quem é a pessoa, seu histórico ANTES de se tornar coach, sua experiência e trajetória de formações. Como não é uma profissão regulamentada, a pessoa que se diz coach não saber mensurar se a formação que fez é boa ou não. É o perigo, como menciona Jorge Oliveira ex-presidente da ICF-Brasil, “[…] quanto menos formação você tem, mais mágico você se acha […], o coaching não é para consertar pessoas e sim para desenvolver potencial”.
Por essa razão, na próxima semana, entre os dias 16 e 21 de maio, a Federação Internacional de Coach – ICF, promove a Semana Internacional de Coaching ao redor do mundo, com o objetivo de instruir a comunidade em relação ao que É e ao que NÃO é coaching.
Nesse período, os coaches membros da ICF vão se dedicar a um trabalho voluntário, dando palestras e pílulas sobre o assunto com o objetivo de disseminar o que verdadeiramente é o coaching.
Para finalizar, esperamos, cada vez mais ter orgulho dessa formação e, para isso, estamos trabalhando como protagonistas.
por Iracema Irigaray e Gracieli Pizatto, coaches pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado e parte da diretoria da ICF- Federação Internacional de Coach – Capítulo MT.