• Home
  • Polícia
  • A cada três minutos, um motorista é vítima de criminosos

A cada três minutos, um motorista é vítima de criminosos

Só em maio, em todo o estado do Rio, foram roubados 16.339 veículos.

Uma reportagem exibida pelo Bom Dia Brasil desta terça-feira (5) mostra que a cada três minutos, um motorista é vítima de criminosos no Rio de Janeiro. Em um mês, são mais de 16 mil carros roubados. Os números, que são assustadores, tem feito muita gente mudar os hábitos para fugir da violência.

Só em maio, em todo o estado do Rio de Janeiro, foram roubados 16.339 veículos. Uma média assustadora de um roubo a cada três minutos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O empresário Antônio Alexandre Bessa mudou de cidade por medo. A primeira situação foi com ele. Depois, com a filha.

“Pararam o carro na minha frente, desceram dois homens e já mandaram eu parar. Colocaram pistola na minha cabeça e mandaram eu descer”, disse Antônio sobre a situação que passou.

Com a filha, o crime foi bem parecido. “Bateram no carro dela, vieram com a pistola, encostaram na cabeça dela, tomaram tudo, celular. Mandaram ela descer e levaram o carro”, disse o empresário.

Nos dois casos de assalto, o crime aconteceu do lado de casa e esse fato foi determinante para deixasse o lugar onde nasceu, na Baixada Fluminense.

“Mudei médicos, a minha esposa está mudando médicos, minha filha está mudando médicos, curso também, mudei tudo”, explicou Antônio.

O empresário ainda trabalha no Rio e tem uma distribuidora de carnes. Ele conta que toma calmantes todo dia com uma explicação:  já foram 15 caminhões da sua distrubuidora roubados esse ano.

“Meu telefone toca. Já se tocar 6h30 da manhã já sei que é roubo. Já sei que roubaram algum caminhão”, disse.

Na rua onde fica a empresa do Antônio , no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio, ficam também mais 17 empresas distribuidoras de alimento. Todas elas já tiveram, pelo menos, um veículo roubado esse ano.

“Perdemos um veículo agora com oito meses de uso, novinho, até agora não apareceu”, disse o conferente William Silva.

Neste fim de semana, foram três arrastões na cidade. Um deles, bem perto do centro. Um vídeo exibido pelo Bom Dia Brasil mostra motoristas dando ré e gente tentando fugir a pé.

A busca por proteção fez crescer em quase 70 % a procura por carros blindados esse ano. Em média, o valor para blindar um veículo é de R$ 60 mil.

“Essa semana mesmo um cliente me ligou pedindo um carro blindado foi assaltado em frente ao Fashion Mall. Perdeu o relógio,.e ele está desesperado quer sair de um carro seminovo, moderno pra qualquer carro blindado”, disse o dono de uma loja.

O Antônio já investe pesado em segurança, mas se continuar gastando tanto com isso, o negócio ficará inviável.

“Nós aumentamos os nossos rastreadores, a segurança também, mas nós damos um passo eles dão dois e isso aumenta o nosso custo e vai ficando cada vez mais difícil”, disse Antônio.

As informações são do G1 Rio

Imagem capa: Divulgação