O Instagram é a grande rede social do momento. Sua popularidade cresce continuamente e o lançamento do Instagram Stories, no meio do ano passado, contribuiu muito com isso. Recentemente, a plataforma estreou sua IGTV, para vídeos mais longos, e promete ainda mais engajamento de usuários.
Como marca, para aproveitar ao máximo os serviços que o Instagram oferece, a principal dica é prestar atenção ao conteúdo postado. Ter seguidores que não interagem com as postagens também afeta negativamente o potencial de crescimento de um perfil na plataforma.
O ideal é otimizar os seguidores e atrair apenas o público-alvo ideal, o que é possível sem nenhum custo adicional além de tempo.
Teste essas estratégias em sua conta e aproveite tudo o que a plataforma tem para oferecer:
1) Saiba o que postar
Você usa sua conta para negócios? Então, precisa saber o que seu público quer ver. Pense no cliente ideal e descubra quais são seus interesses, o que eles realmente gostam, o que fazem em seu tempo livre. Esses são alguns tópicos para explorar na rede social.
Costumamos interagir com com quem pensa como nós, por isso, trabalhar temas nos quais sua audiência tem interesse será um estímulo a mais para ser seguido.
2) Use hashtags populares
Saiba quais são as hashtags relevantes antes de postar uma foto ou um vídeo. Com uma simples pesquisa, é possível ver número de posts associados a cada uma delas. Utilize tags que tenham o maior número de posts relacionados.
Outro bom modo de atrair aqueles que não acompanham seus posts é utilizar hashtags oportunas, sobre assuntos populares no momento, como estreias de programas de TV, grandes eventos de esporte ou feriados, por exemplo.
Colocar muitas hashtags em seus posts pode ser uma das coisas que você evita intencionalmente, mas também pode ser o motivo para o seu número de seguidores não aumentar. Pode parecer um exagero, mas tente colocar pelo menos 11 hashtags por post, com o objetivo de chegar a 30, o limite no Instagram. Isso aumenta drasticamente a quantidade de um bom engajamento, até 75% ou mais.
Se você não tem ideia de quais tags escolher, baixe o aplicativo Focalmark. Ele usa dados autênticos, combinados com machine learning, para auxiliar a reunir as mais populares.
3) Sempre insira a sua localização
Sempre que postar, não importa o que, adicione a localização (geotag). Esse é um bom jeito de aparecer para usuários locais. Posts com localização podem receber um engajamento até 79% maior. A geotag fica visível no canto superior esquerdo de seu post.